Futebol

Rodrigo Caetano abre discussão sobre os critérios da arbitragem no Brasil

Os critérios adotados pela arbitragem na temporada 2009 e agora no início de 2010 têm sido questionados pela diretoria do Vasco. No último domingo, o pênalti marcado a favor do Botafogo na final da Taça Guanabara foi claro e de consenso entre os vascaínos. Porém, no ano passado, um lance bem parecido a favor do Gigante da Colina não foi assinalado pelo árbitro Leonardo Gaciba e causou a eliminação da equipe da final da Copa do Brasil.

Na semifinal do torneio nacional, no jogo de volta contra o Corinthians, no Pacaembu, o atacante Elton foi puxado pela camisa pelo zagueiro Chicão e nada foi marcado pelo árbitro. Naquele momento, o Vasco abriria o marcador e poderia se garantir na decisão da competição. Na partida de ida, no Maracanã, o confronto terminou empatado em 1 a 1.

Os critérios adotados por Leonardo Gaciba de não marcar a penalidade no confronto diante do Corinthians, e o de Marcelo de Lima Henrique na decisão da Taça GB, no último domingo, serviram de motivo para a discussão levantada pelo diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano. Para ele, as decisões tomadas pela arbitragem não são os mesmos em todos os confrontos.

- Não discordo da marcação do pênalti contra o Botafogo. O que estou reclamando é que lá atrás quando falamos daquele lance contra o Corinthians, pela Copa do Brasil, ninguém falou nada. Ninguém contestou o árbitro pela não marcação daquele pênalti e o lance foi muito parecido com o de domingo. Ficamos fora de uma final de Copa do Brasil e não aconteceu nada. Sei que o erro contra o Vasco jamais será reparado - afirmou Caetano.

Na final da Taça GB, o zagueiro Titi segurou o atacante Caio pela camisa e o derrubou dentro da área. Além da marcação do pênalti, o jogador vascaíno, que já tinha recebido o cartão amarelo, foi expulso (confira e compare os dois lances no vídeo acima).

Nesta terça-feira, às 16h, os jogadores do Vasco voltam a treinar em São Januário. O grupo se prepara para a partida contra o Sousa-PB, na Colina, pela primeira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Gigante da Colina venceu por 2 a 1 e pode até perder por um gol de diferença que estará classificado para a próxima fase do torneio nacional.

Fonte: ge