"Roberto Dinamite" é a sensação do futebol da Macedônia
Há pouco mais de 10 meses no time do EF.K Vardar da capital Skopje da primeira divisão do futebol da Macedônia (antiga Iugoslávia), o meia-atacante amazonense, Roberto Dinamite, faz sucesso no futebol Europeu. Seu clube é considerado o mais tradicional e de maior torcida no país.
Atualmente o Vardar lidera o campeonato da Macedônia com 18 pontos e Dinamite é o goleador da competição, com 11 gols marcados.
Roberto Dinamite leva o nome do maior ídolo do Vasco da Gama/RJ e, parece que o apelido de goleador caiu bem com sua fama de goleador.
Pouco aproveitado e valorizado nas equipes do futebol amazonense, Dinamite, encontrou sua grande oportunidade no gelado futebol da antiga República da Iugoslávia e teve que superar no início com a adaptação de uma nova cultura futebolística.
Senti um pouco, até porque é um futebol Europeu, sendo então corrido e muito pegado. Aos poucos fui me adaptando e hoje estou bem entrosado com o futebol daqui, disse. Mas o atleta teve ainda outros problemas para superar. Agora o meu maior problema no inicio foi à língua e o fuso horário, completou.
Em Manaus, Roberto Dinamite, iniciou na equipe infantil de futsal da Tuna Luso/AM. Fora de Manaus, Dinamite chegou a jogar nas categorias básicas do Cruzeiro/MG, Grêmio/RS, Internacional/SP e XV Piracicaba/SP. Roberto se profissionalizou no São Raimundo/AM em 2003. O atleta atuou no Atlético Rio Negro Clube e Nacional/AM, sendo este seu último clube em Manaus no início deste ano.
Para o atleta, o fato de estar atuando no futebol Europeu já é um privilégio de mostrar o seu potencial num mercado que pode abrir muitas portas no futebol mundial.
Sobre essa questão de valorização eu acho que to no centro do futebol europeu, ou seja, na Macedônia está próxima da Alemanha, Grécia, Bulgária e outros países que podem ver meu futebol, comentou.
Para o jogador amazonense, a oportunidade de conhecer outra cultura, o intercâmbio futebolístico, a realidade de saber como é organizado o esporte no Continente Europeu é algo único na sua vida como profissional.
Considero aqui como um modelo de organização e estrutura, pois é o sonho de todo jogador vir prá cá. Hoje graças a Deus eu estou aqui e vejo o quanto é bom poder trabalhar. É algo totalmente diferente do futebol brasileiro, ratificou.
Para chegar ao título da atual temporada, a equipe de Roberto Dinamite, ainda terá mais 5 jogos pelo campeonato.
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 2 Vasco enfrenta o Corinthians neste domingo (24), na Neo Química Arena
- 0 BTB Sports fala sobre busca do Vasco por jogadores para próxima temporada
- 3 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 0 Gabriel Pec: 'Nunca vou conseguir esquecer o Vasco, tirar do meu coração'
- 1 AV Mais: Vasco encara o Corinthians dias após declarações de Ramón Díaz
- 0 Atlético de San Luis quer renovar com Rodrigo Dourado, citado no Vasco
- 8 Vasco escalado para enfrentar o Corinthians
- 0 Futbolaço Podcast: Azevedo faz análise da passagem do Payet pelo Vasco
- 11 Escalação do Vasco no formato tradicional