Roberto Dinamite comenta sobre a nova terceira camisa do Vasco
Nesta quinta-feira (24/03), a partir das 10h, na Sede Náutica, na Lagoa, o Vasco relembra um capítulo muito emocionante na história do Clube e resgata a importância no processo de democratização do esporte no lançamento do terceiro uniforme.
O novo uniforme teve como inspiração um ato histórico e heróico, datado em 1924, quando José Augusto Prestes, então presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, desiste de se filiar à Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA), negando a solicitação da organização, que pedia a retirada de 12 jogadores negros do time. Iniciava, naquele momento, a grande luta dos guerreiros do almirante em favor da democracia e da inclusão social no futebol brasileiro, que até então restringia a prática da modalidade apenas à elite.
- A criação do novo terceiro uniforme do Vasco da Gama é uma homenagem mais do que justa àqueles homens que comandavam o clube naquela época, e que nos faz relembrar um belo capítulo da história do nosso Vasco. Esse novo terceiro uniforme dá às novas gerações a possibilidade de conhecer e discutir um assunto que se passou em 1924, mas que é motivo de orgulho até hoje, para todo vascaíno, porque ele trata do processo de democratização no esporte, que impôs o respeito à igualdade e o direito à cidadania. Graças a esse gesto da diretoria do Vasco, o futebol se transformou num esporte popular no Brasil, com brancos e negros, pobres e ricos, unidos por uma única paixão nos estádios - comenta Roberto Dinamite, presidente do Clube.
Simbolizando essa trajetória, a nova camisa 3 é preta - fazendo alusão aos camisas negras, como ficaram conhecidos os jogadores daquela época -, e traz uma imagem com a mensagem democracia e inclusão, escolhida pelos sócios, por meio de campanha online, para representar o respeito e a igualdade de um clube que zela pela democracia.
- O Vasco foi perseguido por sua vocação humana, social e democrática, numa época em que as elites, os brancos e os ricos dominavam o esporte e controlavam a política em torno dele. Mas, apesar de provocado e ameaçado, não teve dúvidas em ficar ao lado dos discriminados. Essa é uma justa homenagem e uma oportuna lembrança de que não podemos fraquejar nas nossas convicções, nem sucumbir a qualquer tipo de preconceito. E, graças a essa união, Pelé, Didi, Barbosa, Garrincha e tantos e tantos outros negros e mulatos puderam existir para o futebol mundial - comenta Fábio Fernandes, vice-presidente de marketing do Clube.
A nova camisa 3 do Vasco foi produzida com uma tecnologia inovadora e exclusiva da Penalty, a PoliPIMA. Uma construção de tecidos, que mistura as fibras naturais do algodão pima e o sintético da microfibra de poliéster. Essa combinação proporciona características importantes aos atletas como: performance, leveza, conforto, rápida absorção, além do transporte e secagem do suor, eliminando o efeito colante. O tecido conta também com um melhor tratamento bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias causadoras do odor indesejável.
- O lançamento da camisa 3 do Vasco é sempre um momento muito especial para Penalty. E por meio dessa homenagem à democracia e inclusão, é que iremos relembrar esse capítulo tão bonito da história do Vasco e tão importante para o futebol brasileiro.Para que os atletas entrem em campo e demonstrem toda a habilidade que possuem, a Penalty utilizou recursos tecnológicos de última geração nas novas peças - diz Leandro Ramiro, Gerente de Marketing da Penalty.
Para completar o terceiro uniforme, o calção ganhou modelagem ampla, oferecendo ainda mais conforto aos jogadores. Confeccionado em tecido de alta absorção, cós de elástico e cordão trançado. O uniforme 3 também apresenta meia com punho duplo cravado, com faixa tensora no tornozelo, sola atoalhada e calcanhar verdadeiro.
LANÇAMENTO DA CAMISA NEGRA
Dia 24 de março, às 10h, no C. R. Vasco da Gama - Sede Náutica da Lagoa, no Rio de Janeiro, convidados e imprensa terão a oportunidade de participar de um debate especial sobre \"O racismo no futebol\", com especialistas e artistas convidados, em homenagem ao resgate da reposta histórica do Vasco contra a segregação social e racial. No mesmo local, às 11h, será realizado o desfile de lançamento da nova camisa 3 do clube, com a presença confirmada dos jogadores vascaínos. Já os fanáticos torcedores podem acompanhar a estreia da nova peça em campo, no dia 03/04/2011, no embate contra Bangu, em São Januário, Rio de Janeiro.
Mais lidas
- 0 A pedida inicial do Santos para negociar Lucas Barbosa, especulado no Vasco TOP
- 4 As contas do Vasco para a reta final do Campeonato Brasileiro 2024 TOP
- 0 O orçamento do Vasco para as obras emergenciais no CT Moacyr Barbosa TOP
- 0 Cauan Barros está nos planos do Vasco para 2025 TOP
- 0 Vasco faz último treino e Felipe deve testar nova formação; vídeo TOP
- 0 Gui concorre ao Prêmio Torcedor da FIFA 2024; vote! TOP
- 0 Apesar do interesse do Corinthians, Vegetti mantém a ideia de ficar no Vasco TOP
- 0 Leandrinho é testado no time titular ao lado de Hugo Moura e Mateus Carvalho TOP
- 0 A reação do pequeno Gui a indicação ao Prêmio Torcedor da FIFA 2024 TOP
- 0 Vasco esbarra nas condições da negociação com Lucas Barbosa TOP