Rivalidade eterna em jogo, desde 1923
Já faz tempo desde que Flamengo e Vasco se enfrentaram pela primeira vez. Foi no longínquo ano de 1923, no dia 29 de abril, e o time de São Januário venceu por 3 a 1. Esse jogo foi válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca e aconteceu no extinto campo do Rua Paysandu. De lá para cá, as duas equipes já se encontraram mais 333 vezes, e cada partida serve para alimentar e rivalidade entre as duas torcidas.
A do Flamengo cresceu vertiginosamente desde a fundação do time de futebol. Sem campo para treinar, os rubro-negros passaram a se preparar para as partidas nos campos do Aterro do Flamengo, o que serviu para popularizar o novo clube.
Já a torcida do Vasco, que sempre foi grande devido à ascendência portuguesa, que atraiu a simpatia de muitos imigrantes lusitanos, cresceu ainda mais a partir dos anos 90, quando o clube viveu momentos de glória.
Mas essa rivalidade cresceu mesmo por causa da legião craques que passaram pelas duas equipes e fizeram desse clássico um dos mais importantes do mundo. Pelo Flamengo, nomes como os de Leônidas, Zizinho, Valido, Artigas, Pirilo, Perácio, Dida, Evaristo de Macedo, Zagallo, Reyes, Carlinhos, Gérson, Paulo César Caju, Doval, Zico, Júnior e Rondinelli, o \"Deus da Raça\", entre tantos outros.
No Vasco, Barbosa, Barqueta, Ipojucan, Sabará, Vavá, Bellini, Roberto Dinamite, Romário, Juninho Pernambucano, Mauro Galvão e Mazinho, entre outros.
Há também aqueles que vestiram as duas camisas e ajudaram a acirrar ainda mais a rivalidade entre os dois clubes. Casos de Romário, Bebeto, Andrade e Edmundo.
Além dos craques, há os jogos inesquecíveis, como o do título de 1978, quando Rondinelli marcou de cabeça aos 42 do segundo tempo e levou a taça para a Gávea. Ou ainda os do tricampeonato rubro-negro em 1999/2000/ 2001, ou a decisão de 2004, vencida também pelo Flamengo com três gols do atacante Jean, que assinou com o Vasco recentemente e engrossou a lista dos vira-casaca.
Para os torcedores do Vasco, entraram para a história as decisões de 1988, quando o desconhecido Cocada acabou com o sonho do Flamengo, com um gol salvador aos 44 do segundo tempo. Foi assim também em 1987, com um gol de Tita, outro ex-rubro-negro, aos 42 da etapa final. A decisão de 1982 também ficou na memória. A vitória por 1 a 0, gol de Marquinho, calou a boca dos rivais, que eram francos favoritos, com um time cheio de estrelas.
Hoje será escrito mais um capítulo dessa centenária história de rivalidade. O que se espera é que ela fique apenas dentro de campo.
Da arquibancada, o que se espera é muita festa, com o brilho e a animação que os torcedores de Flamengo e Vasco sabem fazer como poucos no Brasil.
Flamengo 1 x 0 Vasco
Flamengo: Cantarelli, Toninho, Rondinelli, Manguito e Júnior; Carpeggiani, Adílio, Zico e Marcinho; Tita (Alberto) e Cléber (Eli Carlos). Técnico: Cláudio Coutinho
Vasco: Leão, Orlando, Abel e Marco Antônio; Helinho, Guina, Paulo Roberto e Wilsinho (Paulo César); Roberto Dinamite e Ramon (Paulinho).
Técnico: Orlando Fantoni
Local: Maracanã
Data: 3/12/1978
Gol: Rondinelli, aos 42 do segundo tempo
Cartões vermelhos: Guina e Zico
Público: 120.433 pagantes
Árbitro: José Roberto Wright
Vasco 1 x 3 Flamengo
Vasco: Hélton, Clébson, Géder (Odvan), Alexandre Torres e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Pedrinho (Jorginho) e Juninho; Euller e Viola (Dedé).
Técnico: Joel Santana
Flamengo: Júlio César, Alessandro (Maurinho), Juan, Fernando e Cássio; Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho) e Petkovic; Edílson e Reinaldo (Roma).
Técnico: Zagallo
Local: Maracanã
Data: 27/5/2001
Gols: Edílson, aos 21; Juninho, aos 40; Edílson, aos 8 e Petkovic, aos 43 do segundo tempo
Público: 60.038 pagantes
Árbitro: Léo Feldman
Vasco 1 x 0 Flamengo
Vasco: Acácio, Galvão, Ivan, Celso e Pedrinho; Serrginho, Ernani, Dudu
(Marquinho) e Pedrinho Gaúcho (Rosemiro); Roberto Dinamite e Jérson.
Técnico: Antônio Lopes
Flamengo: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio (Vítor), Zico e Tita; Nunes e Lico (Wilsinho).
Técnico: Carpeggiani
Local: Maracanã
Data: 5/12/1982
Gol: Marquinho, aos 3 do segundo tempo
Cartão vermelho: Júnior
Público: 113.271 pagantes
Árbitro: José Roberto Wright
Vasco 1 x 0 Flamengo
Vasco: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani, Henrique e Vivinho (Cocada); Romário e Bismarck.
Técnico: Sebastião Lazaroni
Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Edinho e Leonardo ; Andrade, Aílton (Júlio César), Alcindo e Zinho; Renato Gaúcho e Bebeto.
Técnico: Carlinhos
Local: Maracanã
Data: 22/6/1988
Gol: cocada, aos 44 do segundo tempo
Cartões vermelhos: Romário, Cocada e Renato Gaúcho
Público: 31.816 pagantes
Árbitro: Aloísio Viug
Rondinelli (foto 1) garantiu o título em 1978 para o Flamengo. O meia Geovani (foto 2), do Vasco, faz falta em Zico na decisão de 1982
- SuperVasco