Futebol

Rival: Vítor Pereira pode fazer mudanças no Flamengo para enfrentar o Vasco

Depois de decepções em quatro possibilidades de levantar taças em 2023, o Flamengo se fecha e usa o mistério como grande arma para a partida decisiva da semifinal do Carioca. Os rubro-negros têm a vantagem do empate contra o Vasco, neste domingo, no Maracanã, às 18h.

Incomodado com vazamentos, algo que verbalizou na coletiva após a vitória por 3 a 2 sobre o Vasco, Vítor Pereira não treinou nas atividades de quinta e sexta-feira o time que será titular no domingo - na quarta, grande parte dos atletas que iniciaram o clássico da última segunda-feira participou de trabalho regenerativo.

É verdade que VP costumeiramente mistura os jogadores, porém em semanas mais cheias ele tem o hábito de treinar a equipe que considera titular pelo menos por uma vez. Ainda não o fez. Tal postura leva pessoas próximas ao elenco acreditarem que ele não dará time antes do duelo decisivo com o Vasco.

- Vamos ter que solucionar de alguma forma porque quando a escalação sai de fato beneficia sempre o adversário. Não sei como a informação é obtida, mas vamos ter que investigar e entender como ela é obtida. Tenho que trabalhar taticamente e estrategicamente preparar o jogo independentemente de a escalação sair. Mas de fato incomoda um bocadinho porque dá vantagem ao adversário - afirmou VP após os 3 a 2 sobre o Vasco.

Direita em aberto: Cebolinha favorito, e Varela volta a treinar

A principal dúvida para o clássico do próximo domingo é sobre quem ocupará a ala direita. Embora Vítor Pereira priorize o mistério, na última segunda-feira deu pista bem clara sobre possibilidade de usar Everton Cebolinha no setor.

- O França (ter entrado na lateral direita quando Matheuzinho se machucou) foi por azar nosso, poderíamos ter passado o Cebola para o lado direito porque ele tem trabalhado naquela posição. Não foi possível porque já tínhamos feito a substituição do Ayrton, e o jogo nos coloca perante a essas dificuldades.

Vítor não tem Matheuzinho, que fraturou a tíbia da perna esquerda e cuja previsão de retorno próximo a quatro meses.

A novidade foi a presença de Varela ao lado dos companheiros no treinamento desta sexta-feira. O jogador está recuperado de problema no púbis e só não será relacionado se sentir algum incômodo no treino deste sábado.

Como não atua há 13 dias e fez o primeiro treinamento com o grupo nesta sexta, o uruguaio tem pouquíssimas chances de iniciar jogando. Deve, sim, constar na relação de Vítor Pereira por ser o jogador mais experiente da posição em condições de jogo, mas ainda está longe do ideal.

Everton Cebolinha, que atuou pela ponta direita no Mundial de Clubes no esquema com apenas dois zagueiros e que também trabalhou pelo setor nos treinamentos desta semana, é o favorito.

Também lateral-direito e destaque no sub-20, Wesley recuperou-se de lesão na coxa direita e voltou a treinar nesta semana, mas dificilmente entrará num jogo de tamanha importância.

Possibilidades de mexida na zaga e retorno de Gerson

A volta de Gerson é praticamente uma certeza, apesar do mistério de Vítor Pereira. O volante cresceu nos últimos jogo nos aspectos técnico e tático. Vidal deve voltar para o banco.

Já na zaga o nome mais certo é Fabrício Bruno, um dos melhores jogadores do Flamengo na vitória sobre o Vasco. Léo Pereira foi testado durante a semana e tem boa possibilidade de voltar pela esquerda, por onde Pablo vem atuando.

Rodrigo Caio é quem tem jogado mais centralizado entre os três zagueiros, mas vale lembrar que o próprio disse após o Fla-Flu do último dia 8 que é preciso respeitar o corpo. Após o jogo da última segunda-feira, Rodrigo completou duas partidas consecutivas, algo que não conseguia desde junho do ano passado. Apesar disso, o jogador tem condições físicas de voltar a atuar.

Determinado a afastar mais uma decepção e enfim conquistar o primeiro resultado expressivo em 2023, Vítor Pereira faz seu apronto final neste sábado. Depois da vitória que amenizou a forte pressão sobre seu trabalho, o português tenta uma atuação convincente contra o Vasco neste domingo, às 18h.

Um empate classifica o Flamengo, mas, mais importante do que a vaga, é a reconquista de um futebol consistente e capaz de devolver a confiança aos seus torcedores.

Fonte: ge