Rival: Sport usará o resultado do julgamento do Ceará no STJD
O departamento jurídico do Sport vai usar o resultado do julgamento do Ceará no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para se defender da possível perda do ponto conquistado no jogo contra o Vasco, pela 35ª rodada da Série B, por causa da invasão de campo de parte da torcida.
Na última sexta-feira, a equipe cearense também corria o risco de perda de pontos por invasão de torcida no STJD. O que não aconteceu.
Caso o tribunal tenha um entendimento diferente e tire o ponto do Sport, declarando o Vasco vencedor da partida, o Leão não terá mais chance de acesso à Série A, enquanto o clube carioca estará matematicamente classificado.
No atual cenário, os pernambucanos ainda possuem uma ínfima chance de acesso, enquanto os cruzmaltinos fazem confronto direto contra o Ituano, em Itu, jogando por um empate.
Caso do Castelão x Ilha do Retiro
No caso do clube cearense, não houve punição com perda de pontos por três votos a dois. Mas os auditores entenderam que o caso foi diferente do que aconteceu na Ilha do Retiro, já que no Castelão a confusão começou nas arquibancadas e a invasão foi um "plano de evacuação" para que as pessoas fugissem do tumulto. Importante destacar que as comissões julgadoras são diferentes.
Vale destacar que o Sport entrou com um pedido de adiamento do julgamento da próxima quinta-feira para depois da Série B, sob a alegação que a decisão poderá influenciar a última rodada da competição. Os jogos envolvendo o acesso à Série A estão marcados para o domingo.
"Acabamos de ter o caso do Ceará que foi até pior e não teve perda de ponto da partida. Vamos usar esse caso e outros na nossa defesa", adiantou o vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes.
Entendimento que é o mesmo do advogado especializado em direito esportivo Luís Eduardo Barbosa, que também aponta a interferência direta na briga pelo acesso como um dos motivos pelo qual o STJD não deve declarar o Vasco vencedor da partida. Inclusive, Bahia e Ituano já entraram com pedido de inclusão no julgamento do Sport como terceiros interessados.
- A decisão no caso do Ceará já é um indicativo do tribunal de que não deve haver perda de pontos no julgamento envolvendo Sport e Vasco. A situação foi grave, mas não ao ponto dessa decisão - avaliou.
No entanto, com relação à possível multa e perda de pontos por parte do Sport, Luís Eduardo Barbosa acredita em punição severa. O Ceará, nesse caso, recebeu multa de R$ 100 mil e perda de seis mandos de campo.
"O tribunal deve adotar a pena máxima em termos de multa. Com relação a perda de mando, acredito em algo como seis a oito jogos de punição", avaliou o advogado.
Vale ressaltar que como o Sport não tem mais jogos a cumprir como mandante nesta Série B, uma provável punição de perda de mandos só deverá ser cumprida no Campeonato Brasileiro de 2023.
Fonte: Globo EsporteMais lidas
- 0 Já houve alguma proposta oficial de um comprador interessado? Vasco responde TOP
- 0 Anderson Martins visita concentração do elenco vascaíno TOP
- 0 Erick Marcus, do Vasco, não deve mais retornar ao Cruzmaltino TOP
- 0 Não chegou nenhuma proposta concreta pela SAF, diz Matheus Giuberti TOP
- 0 Vasco terá mudanças contra o Fortaleza; provável escalação TOP
- 0 Zé Gabriel, emprestado pelo Vasco, tem sua permanência avaliada no Coritiba TOP
- 0 Ex-Vasco, Andrey Santos fala sobre possível retorno ao Brasil TOP
- 0 Henrique Gutterres é o novo executivo de marketing e comercial do Vasco TOP
- 0 Mizuno segue interessada em patrocinar o Vasco TOP
- 0 Informação sobre a transmissão de Fortaleza x Vasco dia (09/11) TOP