Futebol

Rival: Pachequinho não faz mais parte da comissão técnica do Coritiba

O Coritiba oficializou, neste sábado, a saída de Pachequinho da comissão técnica permanente. Ele estava como auxiliar-técnico desde outubro e ficou afastado nas últimas duas semanas, desde a mudança na presidência do Coxa - Júlio Sérgio foi contratado como novo auxiliar.

Pachequinho também comandou o time de forma interina em três jogos do Brasileirão: na vitória sobre o Atlético-GO, em outubro, e depois nas derrotas para Botafogo e Atlético-MG, em dezembro. Além disso, ele ficou no banco na derrota para o Bahia, em novembro, porque o então técnico Rodrigo Santana estava com Covid-19.

Para a vaga de treinador, o Alviverde contratou Gustavo Morínigo, que está no clube há dez dias e fará oficialmente a estreia no banco de reservas neste sábado, na partida contra o Vasco, em São Januário, pela 30ª rodada do Brasileirão.

Um dos ídolos da história do Coritiba como atleta, Pachequinho comandou o clube como treinador (interino ou não) por outras três vezes: em 2015, em 2016 e 2017, quando foi campeão paranaense.

Em 2015, ele substituiu Ney Franco com apenas cinco rodadas pela frente. O Coritiba venceu três partidas, empatou outras duas e garantiu a permanência na Série A com o 15° lugar, com 44 pontos.

Para 2016, o Coritiba contratou Gilson Kleina, que seria demitido após seis meses. Pachequinho assumiu mais uma vez, mas não conseguiu o mesmo sucesso e entregou o time na 16ª posição.

E, em 2017, Pachequinho substituiu Paulo César Carpegiani, conquistou o título estadual e largou bem no Brasileirão, mas perdeu fôlego e acabou demitido. O Coritiba era o 13° colocado. Depois disso, Marcelo Oliveira assumiu, e o time caiu para 17°, sendo rebaixado para a Série B.

Eriélton Carlos Pacheco, o Pachequinho, foi jogador do alviverde de 1990 a 1996 e marcou sua passagem como maior artilheiro dentro do Couto Pereira, com 48 gols. A aposentadoria veio no início do ano 2000, depois de breve passagem pelo Criciúma. Como treinador, Pachequinho trabalhou também no América-RN e no Maringá.

O Coritiba é o lanterna da Série A, com 22 pontos. A partida contra o Vasco será neste sábado, às 21h, em São Januário, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ge acompanha tudo de Vasco x Coritiba em Tempo Real, com vídeos.

Fonte: ge