Rival: Na degola, Santos recebe o pressionado Vasco
A situação não é nada confortável para Santos e Vasco no Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam neste domingo, pela 15ª rodada da competição, às 16h, na Vila Belmiro (SP).
O Peixe necessita de um triunfo para tentar fugir da zona de rebaixamento - está em penúltimo lugar, com 11 pontos. Enquanto isso, na 14ª posição (16), o Gigante da Colina luta para não se aproximar da degola.
Além disso, os dois times vêm de resultados insatisfatórios em clássicos estaduais. O Santos perdeu por 4 a 2 para o Palmeiras na última quinta-feira (o time só venceu os rivais paulistas uma vez em 2008) e o Vasco empatou em 3 a 3 com o Fluminense depois de estar vencendo por dois gols de diferença (não derrotou rivais cariocas em 2008).
Pressionado, o Santos tem problemas para escalar o seu sistema defensivo para este confronto. Os zagueiros Marcelo e Fabão são desfalques pelo acúmulo de três cartões amarelos e podem fazer o técnico santista, Cuca, abandonar o esquema com três defensores.
O único titular garantido no setor é Fabiano Eller, que deverá ter a companhia de Domingos. Caso o treinador insista com a formação de três defensores, terá que promover Vinícius ou Diego Monar, jovens formados na base que fariam a estréia no time principal.
No meio-de-campo, Adriano sente dores no joelho e pode não jogar. Se confirmado o desfalque, Roberto Brum será a opção.
A novidade positiva fica por conta da volta de Michael, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras. Com o lateral, o treinador pode armar o time no tradicional 4-4-2 e levar Kléber de volta ao meio-de-campo. Fábio Costa vem se recuperando de lesão na coxa e pode retomar a camisa 1. Se não tiver condições, Felipe segue no gol santista.
Os cruzmaltinos tiraram uma lição da partida contra o Fluminense: nada de inventar na escalação, ou quase isso. Acostumado a improvisar seus jogadores em posições carentes, o técnico Antônio Lopes viu sua equipe realizar uma das melhores partidas com cada jogador mantendo sua posição original. No entanto, um deles não poderá jogar em seu setor de origem.
O treinador vascaíno confirmou que o atacante Edmundo, autor de dois gols contra o Tricolor das Laranjeiras, será poupado - em seu lugar, entra Alan Kardec. Sem poder contar com o volante Souza e o meia Morais, suspensos, entram no meio-de-campo o lateral-direito Marcus Vinícius e o meia Leandro Bomfim, respectivamente.
- Não importa a posição que o Santos ou qualquer outro time ocupe na tabela de classificação do Brasileiro. Todas as equipes são boas, mas o Vasco tem condições de vencer na Vila Belmiro - destacou Antônio Lopes, descartando o retrospecto ruim de seus comandandos como visitantes no campeonato: cinco derrotas e dois empates.
FICHA TÉCNICA:SANTOS X VASCO
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)Data/hora: 27/7/2005 - 16h (de Brasília)Árbitro: Giulliano Bozzano (SP)Auxiliares: Milton Otaviano dos Santos (RN) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
SANTOS: Felipe (Fábio Costa); Apodi, Fabiano Eller, Domingos e Michael; Dionísio (Adoniram), Adriano (Roberto Brum), Kléber e Molina; Kléber Pereira e Nelson Cuevas. Técnico: Cuca.
VASCO: Tiago, Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Luizão e Edu; Rodrigo Antônio, Marcus Vinícius (Biro), Leandro Bomfim e Madson; Leandro Amaral e Alan Kardec. Técnico: Antônio Lopes.
- SuperVasco