Futebol

Rival: Mal em casa, Palmeiras recebe Vasco, o terceiro pior fora

Palmeiras e Vasco da Gama se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio do Parque Antarctica. O campo é do time paulista, mas pelos números pode ser considerado neutro para este duelo. Isso porque, no Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Caio Júnior tem o sexto pior aproveitamento como mandante, e a de Celso Roth é a terceira pior como visitante.

Em casa, o Palmeiras conquistou apenas oito dos 18 pontos que disputou (duas vitórias, dois empates e duas derrotas), um aproveitamento de 44%. Fora, o Vasco somou apenas quatro, 22% dos pontos que disputou (uma vitória, um empate e quatro derrotas).

Na temporada 2007, o clube alviverde obteve apenas 56,25% dos pontos que estiveram em jogo no estádio Palestra Itália - foram sete vitórias, seis empates e três derrotas. Este é o pior retrospecto desde 1978, quando o time, já sem Ademir da Guia, que se aposentou em 1977, atuou apenas sete vezes em seus domínios e teve um aproveitamento de 52,4% (três vitórias, dois empates e duas derrotas).

Por mais de uma vez, Caio Júnior foi questionado e minimizou o problema. \"Já falei várias vezes que dou a mesma importância para a vitória dentro e fora de casa, porque valem os mesmos três pontos\". Em contrapartida, como visitante o Palmeiras apresenta o quarto melhor aproveitamento no Nacional - 52%.

O que eu quero contra o Vasco é pressão o tempo todo com o apoio da torcida, e temos que buscar o gol de forma organizada, sem se descuidar na defesa\", ressaltou o treinador da equipe paulista.

Do outro lado, o Vasco tenta findar um jejum de vitórias fora de São Januário. O time do Rio só venceu uma vez como visitante, contra o América-RN, na primeira rodada da competição. Porém, ganhou os cinco jogos que fez em seu estádio e tem o segundo melhor retrospecto como mandante - 89%.

\"Precisamos achar o equílibrio. Estamos trabalhando isso, para fora do Rio repetirmos o mesmo futebol. Acho até que jogamos bem fora em algumas partidas, mas por desatenção nossa nós perdemos os jogos, e isso não pode ocorrer mais\", alertou Celso Roth.

O volante Perdigão endossou o discurso de seu comandante. \"É sempre difícil jogar no Palestra Itália e o time do Palmeiras é muito bom, mas queremos muito que a equipe repita o bom futebol fora de casa. Para ganhar campeonato, tem de vencer como visitante\".

O duelo também marca o reencontro de Caio Júnior e Celso Roth. \"Ele foi meu preparador-físico no Grêmio em 1987, na época do Felipão. Considero o Celso um técnico inteligente, estrategista e estudioso. Ele montou um time muito competitivo e bem organizado, que do meio pra frente tem jogadores de velocidade que sabem finalizar. Mas temos que fazer prevalecer nosso mando de campo\", finalizou o técnico palmeirense.

OS PIORES MANDANTES
Clube - Aproveitamento
América-RN - 14%
Flamengo - 17%
Náutico - 28%

Corinthians - 33%
Cruzeiro - 43%
Palmeiras e Atlético-PR - 44%


OS PIORES VISITANTES
Clube - Aproveitamento
Sport - 17%
Juventude - 20%
Vasco e Internacional - 22%


Fonte: Pelé.Net