Rival: Grêmio levou 30% de seus gols nas últimas 4 partidas
Não é só a seca do ataque que explica a má fase do Grêmio. Antes sinônimo de segurança, a defesa contribuiu para a derrocada momentânea no Brasileirão. São nove bolas na rede de Dida no período de quatro jogos sem vitória. Ou seja, quase 30% dos gols sofridos no campeonato ocorreram nos últimos 360 minutos, o que praticamente triplica a média. O setor saiu do posto de segundo menos vazado para o quarto, colocando em risco a vaga na Libertadores. A aposta é na conversa para retomar a boa fase. A começar pelo Vasco, quarta-feira, na Arena, o caminho da retomada da vice-liderança.
Curiosamente nesta etapa do campeonato, Renato Gaúcho mudou a forma de o time atuar. Abriu mão do 3-5-2, o esquema que alavancou o Tricolor, e atuou também no 4-3-3 e 4-4-2. Por opção e necessidade frente a desfalques por lesão, suspensão e convocação. A equipe ficou mais fragilizada. Sofreu duas goleadas, diante de Coritiba e Cruzeiro. A média de bolas na rede contra foi a 2,25 a cada 90 minutos contra 0,82 registrada até o 1 a 0 diante do Corinthians, em 16 de outubro, a última vitória gaúcha. Na 29ª rodada, havia sofrido 24 gols. Atualmente, são 33.
Tal mudança não altera a confiança tricolor. Para Rhodolfo, o homem que estabilizou o setor ao ser contratado do São Paulo, a receita é manter a calma. E trabalhar.
- Não é sempre que vamos tirar todas as bolas. Uma hora tomaremos o gol. Até esses dias, a gente era a segunda melhor defesa. Não é a pior agora. Vamos ter de falar, sofremos alguns gols bobos. Conversando vamos evoluir nos jogos decisivos que faltam – opinou o camisa 44.
O certo é que houve reflexo na tabela. Do segundo lugar, o Tricolor caiu ao terceiro. Tem quatro pontos a menos do que o Atlético-PR, o vice colocado. A torcida chegou a vaiar o time e a vaga direta à Libertadores ficou ameaçada.
- Renato está fazendo bom trabalho. Temos de entender o torcedor e trabalhar. A gente confia no treinador e no grupo. As coisas vão voltar a acontecer – completou Rhodolfo.
Depois do Vasco, o Grêmio enfrenta Flamengo, Flamengo (C), Ponte Preta (F), Goiás (C) e Portuguesa (F). Só os dois primeiros se classificam ao torneio sul-americano de forma direta. O terceiro e quarto têm de passar pela fase preliminar.
Até 29ª rodada
- 24 gols sofridos
- Média de 0,82
Da 30 a 33ª rodada
- 9 gols sofridos
- Média de 2,25
Série de 4 jogos sem vitória:
- Inter 2×2 Grêmio
- Coritiba 4X0 Grêmio
- Grêmio 0X0 Bahia
- Cruzeiro 3X0 Grêmio
- SuperVasco