Futebol

Rival: Goleiro do Botafogo evita pensar em vitória antecipada

Capitão do Botafogo desde a metade do ano passado, o goleiro Jefferson terá neste domingo a oportunidade de levantar pela primeira vez um troféu desde que assumiu a braçadeira. O atleta de 30 anos é uma das principais peças do time alvinegro na decisão da Taça Guanabara, contra o Vasco, no estádio do Engenhão.Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, Jefferson falou sobre os trunfos do Botafogo na busca pelo título do primeiro turno do Campeonato Carioca, mas deixou claro que o foco da equipe na temporada é maior. Para o capitão, o grande objetivo em 2013 é conquistar um título nacional, Copa do Brasil ou Campeonato Brasileiro, e conseguir uma vaga na Libertadores.

O goleiro botafoguense também destacou a importância do técnico Oswaldo de Oliveira, que chegou a ser criticado no início da temporada, e falou sobre a expectativa de voltar à seleção brasileira, agora sob o comando de Luiz Felipe Scolari.Confira abaixo a entrevista com Jefferson:ESPN.com.br - Muita gente apontava Flamengo e Fluminense como favoritos para chegarem à final, mas Botafogo e Vasco venceram e estão na decisão.

Como você encara isso?

Jefferson - Uma final muito importante, a gente entrou no campeonato com 80% do plantel do ano passado, mas muitas pessoas não acreditavam, principalmente quando a gente pegou o Flamengo, mas aqui dentro nunca teve essa dúvida, essa desconfiança. A gente mostrou que a gente chegou para ser campeão, a gente entra motivado para essa final contra o Vasco depois de vencer uma grande equipe que é o Flamengo.Qual o principal trunfo do Botafogo para esta decisão da Taça Guanabara?Acho que a união, nós temos jogadores qualificados, se a gente se unir como se uniu contra o Flamengo, automoaticamenmte a qualidade dos nossos jogadores vai sobressair, como o Seedorf, o Fellype Gabriel, o Lodeiro, e outros jogadores qualificados.

No domingo, você terá a oportunidade de levantar uma taça pela primeira vez como capítão do Botafogo. Já sonhou ou imaginou como pode ser este momento?

Passa pela nossa cabeça, sim, não vou esconder. Fico lisonjeado de ter essa oportunidade, é a minha primeira competição como capitão e já poder chegar em uma final, ter a oportunidade de levantar a taça. Mas nós vamos deixar isso mais para o final mesmo, se não a gente acaba extrapolando e passando por cima de coisas que não pertencem a gente

O Oswaldo de Oliveira fez um treino secreto nesta sexta-feira. Até que ponto este artifício pode beneficiar o Botafogo na final?

É válido. Claro que nós temos que ter nossos truques nas mangas, como o Vasco também tem algumas jogadas ensaiadas. Esperamos que esses mistéiros possam dar resultado no domingoO Oswaldo chegou a ser criticado pela torcida e muito cobrado.

Qual a importância dele para a equipe e como é a relação dele com o elenco

?O Oswaldo é um treinador muito centrado, um cara de maneira nenhuma acaba estourando, extrapolaondo. Claro que ele tem as cobranças dele, mas de uma maneira mansa, uma maneira bem esclarecida. Então, é um treinador que a gente confia, desde o ano passado. Quando aconteceram algumas coisas no início do ano a gente bateu o pé e dissemos que ele é um treinador competente, que ele daria a volta por cima, como está dando. Então, tenho certeza que se Deus quiser com esse título no domingo muitas dúvidas sobre ele vão acabar.

Apesar do bom desempenho do Botafogo nos últimos anos, ainda falta um título de expressão para coroar o trabalho. Vocês também sentem isso?

Sem dúvida. Claro que a gente valoriza muito o Campeonato Carioca, estamos nos empenhando o máximo para buscar esse título, mas nosso objetivo principal esse ano é um título da Copa do Brasil ou do próprio Brasileiro, e consequentemente uma vaga na Libertadores do ano que vem. Esse é o nosso foco este ano, e tenho certeza que a gente está no caminho dele.

Desde que o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu a seleção brasileira, você ainda não foi chamado nas duas convocações. Você já teve algum contato com o Felipão?

Eu admiro bastante, é um cara que eu respeito, independentemente de qualquer coisa. Vou continuar trabalhando, fazendo o meu trabalho aqui no Botafogo e sem sombra de dúvidas minha oportunidade na seleção vai aparecer.No amistoso contra o Chile, dia 24 de abril ,o Felipão disse que vai dar oportunidade a jogadores que ainda não foram convocados. Já está na expectativa para este jogo?A gente está na expectativa, eu tenho uma importância na seleção, como eu tenho no Botafogo. Como eu falei, é continuar com a regularidade aqui no Botafogo que a oportunidade vai aparacer.

Fonte: ESPN Brasil