Rival do Vasco, Universidad de Concepción foi fundado em 1994
Adversário do Vasco nesta quarta-feira, na segunda fase da Copa Libertadores, o Universidad de Concepción surgiu, como o próprio nome diz, por meio da faculdade da cidade de Concepcion, que fica na região central do Chile. O detalhe é o tempo de vida da equipe. Fundado por estudantes em 1994, o clube conseguiu, mesmo tão novo, progredir rapidamente no futebol chileno.
Esta será a segunda participação da equipe na Libertadores. Anteriormente, a disputou em 2004, caindo, inclusive, num grupo onde tinha o Cruzeiro. Na ocasião, a equipe não avançaou de fase. Na primeira divisão, tem dois títulos da Copa Chile e três participações na Copa Sul-Americana. O Universidad de Concepción possui o treinador mais novo do futebol chileno: o ex-jogador e ex-comentarista esportivo Francisco Bozán, de apenas 31 anos.
"Ele tem uma metodologia de jogo muito parecida com a de Marcelo Bielsa e Jorge Sampaoli (treinadores com passagens de sucesso pela seleção do Chile). Suas equipes costumam atacar muito", informou ao UOL Esporte a jornalista chilena Romina Martínez, da Rádio Agricultura.
Apesar da ascensão meteórica, o clube ainda não conta com um grande número de torcedores. A diretoria realizou uma promoção de ingressos, mas mesmo assim, é pouco provável que o estádio esteja lotado contra o Vasco. Seu rival da região é o Huachipato.
Para disputar a Libertadores o Universidad de Concepción investiu e, nesta segunda-feira (29), apresentou seis reforços, sendo quatro com passagens pela seleção do Chile.
"Pineda é um dos reforços no ataque. Figueroa é um bom lateral proveniente do Colo Colo. Martínez é um zagueiro central com experiência. Salazar chegou recentemente e é goleiro. E Morales também veio do Colo Colo e é um homem que pode ajudar muito na armação com Droguett", disse Romina.
O time também trouxe para o ataque Santiago Silva, que apesar de ser uruguaio, não é o famoso "El Tanque", que coleciona participação em diversos clubes sul-americanos, inclusive o Corinthians, no Brasil. Este tem dez anos a menos. Possui 27. Foi revelado pelo Danúbio (URU) e tem passagens por Peñarol (URU), Cerro (URU), Sporting Cristal (PER) e América de Cali (COL).
Geralmente, o Concepción costuma negociar suas revelações para os times mais tradicionais como Universidad de Chile, Colo Colo e Universidad Católica. A equipe garantiu vaga na Libertadores após ficar em quarto lugar no torneio Clausura do Campeonato Chileno. A partida de volta contra o Vasco acontecerá dia 7 de fevereiro em São Januário. O vencedor do confronto enfrentará na terceira fase Jorge Wilstermann ou Oriente Petrolero, ambos da Bolívia.
Fonte: UOL EsporteMais lidas
- 0 O jeito que o Cuiabá aceita negociar Isidro Pitta, especulado no Vasco TOP
- 4 Reviravolta? Agora em nova função, Souza pode ganhar mais oportunidades TOP
- 0 Baran: Galdames quer receber tudo que tem direito para rescindir com o Vasco TOP
- 3 Payet e Coutinho juntos? Como o Felipe quer o Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Ramón Díaz teria pedido a contratação de Vegetti TOP
- 0 Pedrosa: Pedro Caixinha agrada e pode comandar o Vasco em 2025 TOP
- 0 Mídia Vascaína: O que o Vasco entende internamente sobre Alex Teixeira TOP
- 0 Com nomes no radar, Vasco mapeia o mercado e posições já estão definidas TOP
- 0 Cincinnati informa que irá exercer a compra de Orellano; Vasco aguarda TOP
- 0 Bruno Lopes treina seguidamente com os profissionais e pode ser novidade TOP