Rival: Cruzeiro enfrenta o Vasco buscando bater recordes
Campeão e contando os dias para entrar em férias, o Cruzeiro tenta manter a concentração em um jogo que promete ser um dos mais tensos deste Campeonato Brasileiro, contra o Vasco, hoje, às 19h30, no Maracanã. A torcida vascaína promete lotar o estádio para empurrar a equipe, que luta desesperadamente contra o rebaixamento.
Apesar de considerarem normal certo relaxamento depois de alcançar um objetivo, os cruzeirenses garantem que não haverá corpo mole quando entrarem em campo hoje. Até porque a equipe ainda pode conseguir marcas históricas e pretende alcançá-las.
Uma delas é chegar a 78 pontos e igualar a melhor campanha nas edições com 20 equipes na era dos pontos corridos, atualmente nas mãos do São Paulo, na campanha de 2006, tendo duas partidas ainda para superá-la. Outro recorde que pode tirar da mão dos paulistas é o de número de vitórias desde 2006, quando a competição passou a ter este número de integrantes. O tricolor venceu 23 em 2007, número já alcançado pela Raposa. No mesmo ano o time do Morumbi terminou campeão com 36 gols de saldo, também já superado pelo clube celeste, que agora luta para manter o desempenho. Outra marca de seis anos atrás já alcançada e pronta para ser superada é a de maior diferença para o segundo colocado – o São Paulo fez 15 a mais que o Santos e o Cruzeiro já tem essa distância do vice-líder, Grêmio.
O time celeste pode ainda obter o melhor aproveitamento dos pontos corridos, obtido por ele próprio há 10 anos, quando a equipe capitaneada por Alex conquistou 72,46% dos pontos disputados. Já no ano seguinte foi estabelecida outra marca que pode cair: a de melhor média de gols nos pontos corridos, obtida pelo Santos, com 2,23 – atualmente o time celeste tem média de 2,11 gols por jogo.
Apesar de deixar de fora jogadores importantes, o técnico Marcelo Oliveira garante que a intenção é manter o bom nível apresentado em todo o campeonato, estabelecendo novas marcas. “Esperamos que a produção não caia. Temos todos os motivos para entramos muito fortes e buscarmos mais uma vitória”, disse ele, que descansa o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé e os atacantes Dagoberto e Borges já pensando no próximo compromisso, em 1º de dezembro, quando o Cruzeiro receberá o Bahia e a taça de campeão brasileiro no Mineirão. Já o zagueiro Bruno Rodrigo está voltando de contusão muscular e também será preservado.
A decisão do treinador dá chance a jovens que ainda buscam a afirmação. Um deles é o goleiro Rafael, que fará sua quarta partida na temporada, a primeira no Campeonato Brasileiro, e que segue o discurso do comandante. “O Cruzeiro já é tricampeão, mas ainda temos objetivos. E no futebol somos cobrados a cada jogo, independentemente do que fizemos antes”, declarou.
Ele sabe que sua missão é ingrata, pois Fábio está entre os melhores goleiros do Brasil. Porém, não teme o desafio. “Venho trabalhando para melhorar a cada dia e, quando precisar, suprir à altura. O Fábio vem nos representando muito bem, vem fazendo excelentes jogos, e é, na minha opinião, o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Então não posso deixar cair.”
ZAGA MANTIDA
Já os zagueiros serão os mesmos do empate com a Ponte Preta, com Leo e Paulão. No ataque, Vinícius Araújo, autor de belo gol no domingo, tem mais uma chance como titular e espera voltar a corresponder.
Por outro lado, o meio-campo é o mesmo que jogou quase todo o segundo turno, com Nílton e Lucas Silva como volantes e Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian como armadores. “O Cruzeiro vai com tudo, é mais uma oportunidade para mostrarmos nosso valor. Respeitamos o Vasco, mas vamos tentar mostrar um bom futebol e conquistar mais uma vitória”, afirmou Willian.
O QUE A RAPOSA BUSCA?
» Maior pontuação desde que o Brasileiro passou a contar com 20 clubes, do São Paulo (78), em 2006
» Maior número de vitórias desde 2006, superando o tricolor paulista, que venceu 23 em 2007
» Melhor aproveitamento dos pontos corridos, obtido pela própria Raposa em 2003, com 72,46% dos pontos conquistados
» Melhor média de gols nos pontos corridos, superando o Santos, que em 2004 teve 2,23 por partida
» Campeão com melhor saldo de gols, superando o São Paulo, que terminou o campeonato de 2007 com 36
» Maior diferença para o segundo colocado, mais uma vez passando o tricolor, que em 2007 fez 15 pontos a mais que o Santos
ENQUANTO ISSO...
Mais um mando de campo perdido
Julgado ontem pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o recurso da Procuradoria acabou redendo ao Cruzeiro uma punição maior por conta dos incidentes envolvendo seus torcedores durante o clássico com o Atlético, em 13 de outubro, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. O clube celeste, inicialmente punido com a perda de mando de campo em um jogo, cumprida diante da Ponte Preta, em Uberlândia, acabou vendo a pena aumentada para duas partidas. Como só faz mais um jogo em casa pelo Brasileiro este ano, contra o Bahia, em 1º de dezembro, e não há tempo hábil para mudança, a Raposa cumprirá a segunda partida na edição 2014 do Nacional.
Vasco X Cruzeiro
Vasco
Alessandro; Fagner, Luan, Cris e Yotún; Guiñazu, Abuda, Pedro Ken e Marlone; Thalles e Edmílson
Técnico: Adílson Baptista
Cruzeiro
Rafael; Ceará, Leo, Paulão e Egídio; Nílton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira
Estádio: Maracanã
Horário: 19h30
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
TV: SporTV e pay per view
- SuperVasco