Futebol

Rival: Corinthians joga sem centroavante contra o Vasco

SÃO PAULO - Durou pouco a intenção de Tite em adaptar o atacante Willian como homem de área no lugar de Liedson, que está em má fase. Depois de suas más atuações nas partidas contra o Emelec pelas oitavas de final da Libertadores, ele foi sacado da equipe que enfrentará o Vasco amanhã, em São Januário, pela abertura das quartas de final.

O técnico do Corinthians abriu mão de ter um centroavante em campo e montou o time com Danilo, Alex, Emerson e Jorge Henrique à frente dos volantes Ralf e Paulinho. Foi com essa formação que o Corinthians enfrentou o Vasco ano passado, em São Januário, e conseguiu um empate por 2 a 2. O resultado acabou sendo importante para a conquista do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Danilo e Alex, que cumpriram bem a missão de entrar na área para finalizar - e tentarão fazer isso amanhã.

Ao justificar a decisão de colocar Jorge Henrique em lugar de Willian, Tite deixou claro que o atacante que veio do Figueirense não estava agradando.

\"Eu meço o desempenho técnico dos atletas, e tenho de escolher os melhores porque não cabem todos no time. O Jorge Henrique estava jogando bem e saiu por cartão, o Alex estava fora, foi bem em dois jogos e permaneceu, o Danilo está bem e permanece, o Emerson está bem e permanece.\"

Com essa fórmula ele vai apostar na movimentação e na qualidade técnico do quarteto para chegar ao gol. O treinador acha muito importante o time marcar em São Januário para facilitar sua vida no jogo de volta.

\"Dentro dessa formação que escolhi posso fazer variações, porque são jogadores versáteis. O Emerson, por exemplo, pode jogar pela esquerda, pela direita ou pelo centro. E além disso são jogadores que vivem um bom momento técnico.\"

Embora tenha sido o goleador do Figueirense em 2010 jogando como centroavante, Willian nunca tinha sido utilizado nessa função no Corinthians. Tite tentou readaptá-lo à posição nas partidas contra o Emelec, mas nas duas o sacou no segundo tempo. O problema detectado é que Willian saía muito da área.

A opção para resolver esse problema seria colocar Élton, um homem pesado e que está acostumado a servir de referência (e pode ser útil nos cruzamentos altos), mas o treinador resolveu mudar o esquema. Já que ninguém está dando conta do recado como centroavante, vai sem centroavante mesmo.

O perigo vem do alto. No treino de ontem o técnico mostrou preocupação com as jogadas aéreas do Vasco - muitos cruzamentos procuram a cabeça de Alecsandro e Diego Souza. Ralf foi orientado a ficar entre Chicão e Leandro Castán para ajudar na marcação desse tipo de jogadas.

A lateral-direita terá a volta do experiente Alessandro, porque Edenilson vai ficar dois meses se recuperando de uma fratura no pé esquerdo. Tite aposta no seu sólido setor defensivo para suportar a pressão do Vasco, que usa muito bem o fator casa.

Fonte: Estadão