Futebol

Rival: Conheça o Sampaio Corrêa, adversário do Vasco na próxima sexta

Antes de a Série B 2021 iniciar, o torcedor do Vasco, ao pegar a tabela e fazer suas contas, certamente marcaria três pontos de olho no duelo com o Sampaio Corrêa, válido pela 10ª rodada. Meses depois, o panorama é diferente. O time do Maranhão, terceiro colocado da competição, chega embalado por cinco jogos de invencibilidade e com o status de defesa menos vazada: dois gols sofridos em nove partidas.

E o sucesso do Sampaio Corrêa, ou "Sampalusa", é sustentado pelo trabalho do treinador e de quatro jogadores que fizeram da Portuguesa da Ilha, cujo mascote é a Zebra, a maior surpresa do Campeonato Carioca. A Lusa do técnico Felipe Surian, dos laterais-direitos Luis Gustavo e Watson, do volante Mauro Silva e do ponta Romarinho foi semifinalista do estadual e terminou na terceira colocação - melhor campanha da história do clube dentro da competição.
 

Surian pode sair ainda nesta terça-feira

Felipe Surian é o grande responsável pelo excelente momento do Sampaio Corrêa. Chegou à equipe maranhense apenas dois antes da estreia na Série B, que terminou em 0 a 0 com o Goiás, em casa. Levou consigo Anderson Afonso (Fisiologista), Vinicius Xavier (auxiliar) e Rene Carlos (preparador físico).

A rápida resposta colocou Felipe Surian nos holofotes, e o treinador pode deixar o Sampaio Corrêa ainda nesta semana rumo ao CSA, também participante da Série B. O treinador tem reunião marcada com o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, para a noite desta terça. Dentro do clube há o pessimismo em função de a proposta oferta alagoana ser quatro vezes maior do que Surian recebe no momento.

Setorista do Sampaio Corrêa, Matheus Sampaio, trata Surian como um profissional que dispensa apresentações e sintetiza o sistema de jogo adotado pelo terceiro colocado da Série B.

- O Felipe Surian dispensa comentários. É aquela tática que já usou na Portuguesa: defesa bem sólida e um ataque letal. Assim foi contra o Botafogo e contra o Remo - resume Matheus.
 

Foto: Divulgação / SCFC Felipe Surian, técnico do Sampaio
Felipe Surian, técnico do Sampaio

Xarás de tetracampeões em alta nas últimas rodadas

Nascidos antes da Copa de 1994, o volante Mauro Silva e o atacante Romarinho são os xarás de tetracampeões mundiais do "Sampalusa". Mauro ganhou a titularidade após a saída de André Luiz, que se transferiu para a Ponte Preta.

- Mauro Silva entrou no lugar do André Luiz como titular para suprir essa ausência. É um bom marcador, tem um bom passe e explora muito bem a questão dos lançamentos. Ele deve ficar fazendo a dupla de volantes com o Ferreira porque eles têm dado mais segurança - conta o repórter Matheus Sampaio.

Romarinho, por sua vez, tem cinco jogos na Série B, três como reserva. No último deles, pela oitava rodada, fechou o placar na vitória por 2 a 0 sobre o Remo.

- O Romarinho tem também feito boas partidas, inclusive fez gol na vitória por 2 a 0 sobre o Remo (oitava rodada). É um jogador veloz, canhoto que corta para dentro, chuta bem e dá um desafogo pela ponta direita. Tem respondido bem.

Mauro Silva e Romarinho, aliás, marcaram pela Portuguesa no empate por 2 a 2 com o Flamengo em 2021, pela Taça Guanabara. O volante abriu o placar no famoso chute de "rara felicidade".
 

Luis Gustavo é o titular absoluto na lateral direita, e Watson é o "reserva elementar"

Em sua segunda passagem pelo Sampaio, Luis Gustavo é o dono da posição na lateral direita. Quando ele não está disponível, quem joga? Elementar, é o caro Watson. A dupla de alas veio da Portuguesa após bom Carioca e por vezes joga junta, com Luis mais avançado.

Na última rodada, Luis estava suspenso, e o xará do ajudante do detetive Sherlock Holmes entrou e participou bem da vitória por 1 a 0 sobre o Londrina.

- O Watson é reserva imediato do Luis Gustavo. O Luis Gustavo é titular desde o ano passado, quando esteve aqui na campanha do "quase acesso". Watson tem entrado no lugar dele e às vezes ele até entra como lateral para deixar o Luis Gustavo mais avançado na ausência de um ponta com mais velocidade - explica o repórter Matheus Sampaio.
 

Foto: Nayra Halm/FOTO DO JOGO/Divulgação Portuguesa Sampaio Corrêa
Sampaio Corrêa

Em entrevista ao site oficial do Sampaio Corrêa, Luis Gustavo lembrou a vitória sobre o Vasco no Carioca. No duelo em questão, Watson fez a dobra de laterais com ele, e Romarinho também esteve em campo. Vale lembrar que a vitória da Lusa por 1 a 0 deu-se contra um time repleto de jovens e comandado por Diogo Siston - Marcelo Cabo já era oficialmente técnico do Vasco, mas só iniciaria os trabalhos no CT do Almirante no dia 8.

- Ficar fora é complicado, ficamos mais nervosos do que dentro de campo, mas, graças a Deus, deu tudo certo e conquistamos os três pontos. Agora temos um jogo complicado contra o Vasco, muito difícil jogar em São Januário, eu os enfrentei pelo Campeonato Carioca, e conseguimos vencer lá. Eles têm uma equipe muito boa, mas onde a Bolívia joga é em prol dos três pontos, e dessa vez não vai ser diferente

Presidente da Portuguesa celebra sucesso de atletas emprestados

Presidente da Portuguesa-RJ, Marcelo Barros, não esconde a felicidade pelo momento vivido pelo quarteto de jogadores que atualmente defende as cores do Sampaio Corrêa. O sentimento se estende a Chay, um dos destaques do Botafogo e da Série B 2021.

- O sucesso dos jogadores que estavam aqui só engrandece ainda mais o bom planejamento que a Portuguesa montou nos últimos anos e vai continuar montando com o objetivo cada vez mais claro de realizar bons campeonatos, como o terceiro lugar no Campeonato Carioca neste ano. A ideia é em médio, longo prazo levar à Lusa para as divisões acima do campeonato nacional.

- O Chay vem se destacando no Botafogo, e o Romarinho, o Luis Gustavo, o Watson e o Mauro Silva no Sampaio Corrêa. São jogadores que estiveram conosco durante todo 2020 e apostaram no projeto deste ano.

Romarinho e Watson são duas peças da "Sampalusa" que podem voltar à Ilha do Governador para a disputa do Carioca. Ambos têm contrato até o fim do ano que vem.

- O Chay, Romarinho e Watson, inclusive, possuem contrato com a Lusa até o fim de 2022. Desejamos sorte aos atletas e que eles continuem desempenhando um bom papel, como neste início de campeonato nos seus respectivos times.

Fonte: ge