Futebol

Rival: Botafogo não terá volante Renato contra o Vasco

O grande vencedor da Taça Rio-2012 será conhecido neste domingo, na decisão entre Botafogo e Vasco, no Engenhão. Às 16h, as duas equipes se enfrentam no Engenhão buscando o título do segundo turno e a vaga na finalíssima do Carioca, contra o Fluminense. No clássico, apesar da ampla vantagem histórica cruz-maltina, é o Alvinegro quem leva a melhor quando se trata de decisões de título.

Botafogo e Vasco decidiram oito títulos em toda a História, dos quais sete foram conquistados pelo Alvinegro. A equipe de General Severiano tem o melhor ataque do Estadual, mas irá desfalcada de um de seus jogadores chave. O volante Renato tem uma entorse no tornozelo esquerdo e está fora. Já o Vasco não terá Dedé, ainda lesionado na perna esquerda.

ALVINEGRO NÃO TERÁ RENATO

Apesar da corrida contra o tempo para ter condições de disputar a final, o volante Renato não poderá atuar diante do Vasco. Com uma entorse no tornozelo esquerdo, sofrida contra o Bangu, o camisa 8 não terá como atuar. Com isso, quem entra no meio-campo para ajudar na marcação deve ser Fellype Gabriel. Meia de origem, o jogador atuará como volante no esquema de Oswaldo de Oliveira.

Mesmo com a possível escalação de Fellype, o técnico Oswaldo de Oliveira sinalizou de que pode até começar o jogo com o jovem Jadson, de 18 anos. Depois da boa atuação contra o Boavista, o meio-campista não teve mais oportunidades na equipe profissional, mas a boa impressão deixada o credencia para atuar a decisão.

Mais à frente, quem deve jogar ao lado de Loco Abreu no ataque é Elkeson. O jogador vem atuando no setor nos últimos treinamentos, e deverá entrar em campo nessa posição. Quem corre por fora é o argentino Herrera, que jogaria mais afastado da grande área, num 4-2-3-1, como está acostumado. De certo, apenas a volta do meia Maicosuel à equipe titular, após mais de dois meses.

O técnico Oswaldo de Oliveira lembrou a última vez em que o Botafogo encontrou o Vasco, em jogo válido pela Taça Rio. Na ocasião, 3 a 1, com três gols de Fellype Gabriel. Segundo o treinador, um belo espelho para o jogo de domingo:

- Jogamos bem contra o Vasco, assim como contra Flamengo e Guarani. Aproveitamos melhor as chances de gol. Nosso time está muito motivado. A torcida vai nos ajudar nessa comunhão, junto com o esforço total dos jogadores.

VASCO MANTÉM O TIME

O Vasco chega para esta final com o pensamento de fazer diferente da Taça Guanabara, quando chegou invicto e perdeu para o Fluminense. O técnico Cristovão Borges poderá contar com os cinco jogadores envolvidos na polêmica na partida contra o Flamengo. Porém, ainda não terá à sua disposição o zagueiro Dedé, que ainda se recupera de uma lesão na fíbula da perna esquerda.

O treinador poderá manter a equipe que bateu o Flamengo na semifinal da Taça Rio, com um meio de campo formado por Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza.

- Somos bem resolvidos. Sabemos bem a responsabilidade, o valor de tudo. Trabalhamos e buscamos estarmos nessa condição e sabemos o tamanho do problema que é o Botafogo para nós. Temos de fazer diferente do que fizemos até agora e muito melhor - disse Cristovão.

O meia Felipe, por sua vez, lembra as virtudes do time de Oswaldo de Oliveira e ressalta que os vascaínos têm de ficarem atentos.

- O Botafogo é um time que joga junto há um bom tempo. Tem jogadores de velocidade, rápidos, dinâmicos e, num todo, é uma equipe perigosa. Temos de estar atentos a isso - disse o camisa 6, que sabe que enfrentará uma forte marcação:

- Pelo o que conheço o Oswaldo a marcação vai existir, é óbvio que o pessoal do Botafogo tava ligado na partida, cabe a mim sair dela e não vem de hoje, existe desde que comecei a jogar futebol.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X VASCO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/4/2012, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Maicosuel e Andrezinho; Elkeson (Herrera) e Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges.

Fonte: Lancenet!