Futebol

Rival: Ausência de Luxa contra o Vasco faz Cruzeiro ter novo substituto

Expulso contra o Operário, o técnico Vanderlei Luxemburgo não terá chance de reencontrar o Vasco, seu ex-clube, em São Januário, neste domingo, às 16h (de Brasília). Expulso junto do auxiliar Maurício Copertino no jogo contra o Operário, o treinador tende a ser substituído por um convocado por Luxa na época de Seleção e hoje auxiliar permanente da Raposa: Juliano Belletti.

Com 45 anos, Belletti é o favorito para ser escolhido para comandar o Cruzeiro contra o Vasco. Outra possibilidade é Célio Lúcio, zagueiro de destaque do Cruzeiro na década de 1990 e hoje coordenador de transição da Raposa. A oficialização sairá neste sábado.

Belletti e Célio Lúcio vêm trabalhando juntamente desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Luxa comandará a atividade da equipe neste sábado e vai seguir com a delegação com o Rio, mesmo não podendo estar na partida.

Apontado como favorito, Belletti terá a primeira chance de atuar como treinador, um ano depois de ser contratado pelo Cruzeiro, mas para uma função totalmente diferente e extra-campo: diretor de negócios internacionais. No começo deste ano, mudou de função e passou a fazer parte da comissão permanente do time profissional. Ele ainda não teve nenhuma experiência como técnico interino do Cruzeiro.

Belletti tem a chance de substituir o treinador que lhe deu oportunidade de ser convocado para a lateral direita, função em que foi chamado para a Copa do Mundo de 2002, quando foi campeão sob o comando de Luiz Felipe Scolari e fez o gol do título da Liga dos Campeões da Europa, pelo Barcelona, em 2006.

A outra opção, Célio Lúcio estava ano passado no cargo de auxiliar permanente. No entanto, também mudou de função e hoje é coordenador de transição do Cruzeiro. Além disso, Célio Lúcio tem experiência como técnico do Sub-20 do Cruzeiro e, inclusive, como treinador interino do profissional.

No ano passado, após a saída de Ney Franco, Célio Lúcio comandou o time no empate com o Juventude e, depois, após a saída de Felipão, também foi quem esteve à frente do campo na partida derrota para o Paraná. Ambas pela Série B.

Com 30 pontos, o Cruzeiro está na 12ª posição da tabela de classificação e precisa da vitória se quiser sonhar ainda com acesso. Já o Vasco tem 33 pontos e está 10ª posição.

Foto: Gustavo Aleixo

Fonte: ge