Futebol

Rival: Atlético-PR quer quebrar tabu em São Januário

O Atlético-PR enfrenta, no sábado, o Vasco e um tabu. O Rubro-Negro nunca venceu o Gigante da Colina em São Januário. Em 14 partidas, foram dez derrotas e quatro empates, com 13 gols marcados e 27 sofridos. Mesmo em 2001, ano em que foi campeão brasileiro, o Furacão perdeu por 4 a 0 no estádio. Três anos depois, quando foi vice, o Atlético levou 1 a 0 do Vasco - com isso, foi ultrapassado pelo Santos, que ficou com o título. Apesar do tabu histórico e da força do adversário, o técnico Renato Gaúcho confia numa vitória do Furacão. Ele cita o próprio Brasileirão, em que, após nove rodadas, não há nada definido.

- Os tabus estão aí para serem quebrados, né? Hoje, no campeonato, o Corinthians lidera. Hoje, ninguém pode afirmar que o Corinthians será campeão brasileiro. A gente trabalha, busca os objetivos para quebrar os tabus, independente de quem quer que seja ou onde quer que seja. A gente trabalha para ganhar.

Ao todo, a vantagem no histórico também é vascaína. Em 34 partidas, o clube carioca venceu 16 vezes, contra nove do Atlético-PR - foram ainda nove empates. O Vasco fez 58 e sofreu 56 gols. A última vitória do Furacão foi no dia 20 de julho de 2008, quando Márcio Azevedo, Anderson Aquino e Joãozinho marcaram nos 3 a 1; Alan Kardec descontou.

Em 2011, já foram dois encontros. Na Arena da Baixada, empate por 2 a 2. Guerrón e Paulo Baier fizeram para os paranaenses; Alecsandro e Diego Souza, para os cariocas. No jogo de volta, em São Januário, eles empataram por 1 a 1, com gols de Nieto para o Atlético e Élton para o Vasco (confira os gols no vídeo). Com os gols fora de casa, o Vasco garantiu a vaga na semifinal - na sequência, passou por Avaí e Coritiba e ficou com o título.

O 35° confronto entre Vasco e Atlético-PR está marcado para 18h30m (de Brasília) de sábado, em São Januário.

Fonte: ge