Futebol

Rival: Abel Braga aponta Vasco favorito por jogar pelo empate

O técnico Abel Braga não quer carregar nenhum favoritismo para o clássico contra o Vasco, neste sábado, às 18h30, pela semifinal da Taça Guanabara. Apesar de ser o atual campeão brasileiro e carioca, o comandante do time das Laranjeiras lembra a vantagem do adversário, que joga por um empate por ter feito melhor campanha. Além disso, o treinador mostrou irritação com a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) por não ter marcado o duelo para o domingo, já que o time das Laranjeiras entrou em campo no meio da semana.

“O jogo começa 0 a 0 e se terminar 0 a 0, o Vasco passa de fase. Nós que teremos que correr atrás. A gente não cai nessa armadilha [do favoritismo] não, só se formos bobos. Não existe como colocar favoritismo em clássico. Em jogos assim, é 50% de chance para cada. Esse talvez comece com 60% para o Vasco por ter a vantagem”, analisou o treinador do Fluminense, lembrando que não existe decisão por pênaltis na semifinal e na final.

O treinador também não gostou de ter que entrar em campo no sábado. O Tricolor foi a única equipe entre os quatro semifinalistas da Taça Guanabara que atuou durante a semana, na vitória por 2 a 1 sobre o Huachipato-CHI, de virada, fora de casa. Na visão de Abel Braga, a Ferj deveria ajudar o Fluminense adaptando datas para a única equipe carioca que está na Libertadores. Ele ainda citou o fato de as duas partidas da semifinal serem clássicos.

“Se o Fluminense estivesse jogando com uma equipe pequena, creio que teríamos que aceitar essa falta de coerência, que o clássico teria mais apelo no domingo. Ai é correto, a TV paga o atrativo é maior. Mas sendo dois clássicos, no meu modo de pensar não deveria acontecer [do Fluminense jogar no sábado]. Você joga um ano para tentar ficar entre os quatro primeiros do Brasileirão, depois está na Libertadores e não tem nenhum tipo de benefício para isso. Como se você não estivesse representando o Estado”, criticou o treinador.

O Fluminense terá o desfalque do zagueiro Leandro Euzébio, com dores no tornozelo, e Anderson assumirá a condição de titular. A equipe carioca enfrenta o Vasco neste sábado, às 18h30, no estádio Engenhão. O vencedor enfrentará Botafogo ou Flamengo na decisão da Taça Guanabara.

Fonte: Uol