Futebol

Rivais da Série B fracassam nos estaduais e na Copa do Brasil

O Vasco diz esperar uma Série B mais disputada do que a do ano passado, quando o Corinthians disparou. Mas o desempenho dos participantes nos estaduais e na Copa do Brasil deste ano indica o contrário. A Série B 2009 terá apenas dois campeões estaduais — Brasiliense e Fortaleza — e times com participações fracas em seus campeonatos.

Dos cinco paulistas, vistos pelo técnico Dorival Júnior como rivais fortes, o melhor foi a Portuguesa, quinta no estadual. A Ponte Preta pode incomodar: ficou em nono no Paulista, mas foi campeã do interior. O Bragantino foi décimo, o São Caetano ficou em 11º e o Guarani, 19º , foi rebaixado.

No Rio Grande do Norte, o América-RN não foi à final de qualquer um dos turnos do Potiguar: foi quarto no primeiro e quinto no segundo. Na Copa do Brasil, caiu na primeira fase diante do Confiança. Já o ABC, eliminado pelo Atlético-PR no torneio nacional, só foi à final do returno e perdeu para o Potyguar de Currais Novos. O Assu foi campeão estadual.

No Goiano, o Atlético-GO perdeu a final para o Goiás e demitiu o técnico Paulo César Gusmão. Já o Vila Nova foi muito mal. Na primeira fase, num grupo de cinco clubes, ficou em quarto e não foi à fase seguinte.

O Fortaleza foi campeão cearense e ainda segue na Copa do Brasil. Já o Ceará, vicecampeão, foi eliminado na primeira fase pelo Central-PE. O Bahia, vice do Baiano, caiu diante do Coritiba na segunda fase do Copa do Brasil.

Já o Brasiliense, hexacampeão num estadual fraco, perdeu para o Goiás na Copa do Brasil.

No Rio, o Duque de Caxias foi 13º no Carioca.

Na Paraíba, o Campinense nem foi às finais dos turnos do estadual, decidido por Treze e Souza.

Em Minas, o Ipatinga jogou a Segundona e foi campeão, mas sem sobras. Teve o mesmo número de pontos da Caldense e quatro à frente do terceiro, o América de Teófilo Otoni.

No Gaúcho, o Juventude caiu nas quartas no primeiro turno e na semifinal do returno. Na Copa do Brasil, perdeu para o Vitória. O Figueirense fez péssimo Catarinense: sétimo no primeiro turno e quinto no returno. Na Copa do Brasil, perdeu para a Ponte Preta. Já o Paraná ficou só em quinto no Paranaense e perdeu para o Fortaleza na Copa do Brasil.

Sobre esse assunto, acesse Confira as atuações dos adversários do Vasco na série B nos regionais e na Copa do Brasil

Fonte: Lance