Ricardo Gomes reencontra Fla após AVC e evita lembranças
Diretor técnico do Vasco, Ricardo Gomes reencontra o Flamengo pouco mais de um ano e cinco meses após o AVC que mudou a sua vida. Na próxima quinta-feira, os times se enfrentam, às 19h30, no Engenhão, pela 4ª rodada da Taça Guanabara. Foi justamente no clássico contra o maior rival, dia 28 de agosto de 2011, que o agora dirigente passou o susto que mobilizou o país em torno da sua recuperação. Ele reconhece a demanda do episódio, mas evita as lembranças pela valorização do Cruzmaltino no Campeonato Carioca.
Não quero que pensem muito nisso [primeiro clássico após o AVC]. O importante no momento é o Vasco. Quero vencer o jogo, só isso. É claro que é uma data importante, um confronto que todos sempre vão lembrar, mas a vida precisa seguir. Eu estou seguindo, o Vasco também... Não quero que lembrem apenas disso. Desejo que vejam o trabalho do Vasco, e que nosso time possa ter mais uma vitória em campo, afirmou Ricardo Gomes ao UOL Esporte.
Na ocasião, Gomes passou mal por volta dos 20 minutos do segundo tempo e foi atendido de forma emergencial pelo vascaíno Fernando Mattar e o rubro-negro José Luiz Runco, médicos dos clubes que trabalhavam na partida. O profissional foi colocado na ambulância e levado para o centro médico do Engenhão. Na sequência, foi transferido para o Hospital Pasteur, localizado próximo ao Engenhão.
A partir daí, a angústia aumentou pelo grave estado de saúde com o qual o treinador deu entrada no centro cirúrgico. Ele foi operado pelo médico José Antônio Guasti para a drenagem do sangue que tomou 70% do cérebro e permaneceu em coma induzido por 72 horas. A evolução gradativa fez com que tivesse alta três semanas após o ocorrido.
De volta ao trabalho desde novembro do ano passado, Ricardo Gomes leva uma vida diferente da anterior. A principal mudança aconteceu em torno da medicação diária para controlar a hipertensão. O diretor técnico também segue a recuperação com exercícios e fisioterapia.
O retorno ao futebol foi recomendado pela própria equipe médica e não faltam planos para o futuro. Em recente entrevista ao UOL Esporte, Gomes revelou que ainda não assinou contrato com o Vasco por considerar que enfrenta um período probatório na nova função. Além disso, projeta a volta ao trabalho técnico logo após a Copa do Mundo de 2014. Enquanto percebe a melhora a cada 24 horas, o cartola deve acompanhar de uma das cabines do Engenhão o desempenho do Vasco contra o Flamengo. Fugindo das lembranças, o desejo é o de escrever mais um capítulo da marcante história de superação.
Mais lidas
- 0 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte TOP
- 1 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25) TOP
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas TOP
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco TOP
- 2 A trajetória de Felipe como treinador
- 0 Cauan Barros se despede do Amazonas
- 0 Gabriel Pec é a bola da vez na Major League Soccer
- 0 Garone: Renato Gaúcho teve problemas com Pedrinho em 2008; vídeo
- 1 Fernando Diniz no Vasco em 2025? Garone comenta; vídeo
- 0 Lista de ex-jogadores do Vasco que também treinaram o clube