Ricardo Gomes receberá texto de blogueiro do Jornal do Brasil
Dois dias depois de o técnico Ricardo Gomes precisar ser submetido a uma cirurgia após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), o jornalista Claudio Fernandez usou o seu espaço no JBlog do Vasco para profetizar o futuro de Ricardo e do clube ao fim do campeonato. Na crônica,o drama daquela tarde se transforma em combustível para os atletas, que incorporam craques de diferentes épocas e se tornam uma equipe imbatível: \"Absolutamente possuídos, todos serão mais do que são. Cada um será mais do que um\". E assim é, até o grand finale, quando o técnico, às lágrimas, volta ao Engenhão para levantar o título do Brasileirão.
Clique aqui e leia o texto na íntegra
As palavras rapidamente se tornaram sucesso entre os vascaínos e foram reproduzidas nas mais diversas redes sociais. A repercussão foi tão grande que os dirigentes do clube prenderam o texto no vestiário do time e distribuíram cópias para os atletas antes do duelo contra o Ceará, primeiro após o afastamento de Ricardo Gomes. O Vasco venceria o jogo, de virada, por 3 a 1.
\"Todo mundo recebeu. Eu, o Roberto [Dinamite], outros funcionários. Eram enviadas pelos torcedores das mais diferentes formas: email, facebook, twitter...\", conta o assessor de imprensa do clube Vinicius Gonçalves.
O diretor executivo de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, revela que o texto ainda está no local e diz que deseja entregá-lo a Ricardo em breve. Segundo ele, os jogadores teriam ficado tocados com a mensagem, que também chegou ao conhecimento da família do treinador.
\"Aquele era um momento muito difícil, em que toda e qualquer palavra de incentivo poderia fazer diferença. Todos ficaram muito emocionados. Eles sabem que o Ricardo Gomes está conosco nessa caminhada e farão de tudo para alcançar o nosso objetivo. Se chegaremos ao título é diferente, mas temos certeza de que ele ficará muito orgulhoso\", disse.
Caetano comentou ainda sobre a mobilização em torno do caso. \"O que eu percebo é que toda esta comoção não se deve apenas ao fato de ele comandar um grande clube. Mas, sim, porque o Ricardo é um cara extremamente educado, que sabe ser líder sem precisar se impôr. Uma figura humana incrível, diferente de todos os que eu pude conhecer\", elogiou.
Segundo o interino Cristóvão Borges, que assumiu o comando da equipe após o incidente, a equipe ficou extremamente abalada com o ocorrido e foi preciso de muita conversa para que o time se recuperasse. Ele exaltou a importância das manifestações neste processo.
\"Fiquei arrepiado com tudo o que vi e também com o que tenho visto. Além de ser meu companheiro de trabalho, ele é um grande amigo. A dimensão que essas manifestações tomaram, mandando vibrações positivas, me deixam muito contente\", relatou.
Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um AVC hemorrágico aos 22 minutos do segundo tempo da partida entre Flamengo e Vasco no dia 28 de agosto. Ele foi levado para o centro médico do Engenhão e, em seguida, para o Hospital Pasteur, onde foi submetido a uma cirurgia para a drenagem de um hematoma no cérebro. O procedimento durou cerca de 3 horas e foi considerado um sucesso. Em 2010, o treinador já havia sofrido um pequeno AVC enquanto comandava o São Paulo e precisou ficar pouco mais de 1 mês afastado dos gramados.
Gomes ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), quando foi transferido para um quarto privativo. Ele respira sem a ajuda de aparelhos, voltou a se alimentar normalmente e tem o quadro clínico e neurológico considerado estável pelos médicos. Apesar da evolução, ainda não há previsão de alta hospitalar.
- SuperVasco