Ricardo Gomes pode sair da UTI em três ou quatro dias
A melhora progressiva do quadro médico de Ricardo Gomes deu mais um grande passo. Os médicos do Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio, onde o treinador está internado, retiraram na quinta-feira o tubo traqueal, que auxiliava a respiração do técnico do Vasco. Além disso, ele já saiu do leito e encontra-se sentado em uma poltrona. O treinador já consegue falar poucas palavras e chegou a responder ao filho, dizendo que o ama.
O quadro clínico de Gomes não é mais considerado grave e a previsão de saída da UTI (Unidade de Tramento Intensivo) é de três a quatro dias. Ele deverá ficar internado por pelo menos mais dez dias.
Apesar das boas notícias, Ricardo Gomes ainda não apresentou evolução do quadro de força do lado direito do corpo. Ele continua fazendo fisioterapia, e responde bem aos estímulos. E participa também de sessões de fonoaudiologia.
- Ainda não dá para saber se as restrições da fala e dos movimentos são devido a uma possível sequela ou aos sedativos, mas o fato é que a melhora que ele tem apresentado com relação a outros quadros do mesmo tipo é muito satisfatória. Estamos esperançosos quanto à sua recuperação - disse o médico José Antônio Guasti.
Ricardo Gomes está internado desde o dia 28 de agosto, quando sofreu um AVE (acidente vascular encefálico) hemorrágico durante a partida entre Vasco e Flamengo, no Engenhão. O treinador foi atendido ainda no campo e levado rapidamente para o Hospital Pasteur, onde foi operado poucas horas depois. O quadro do técnico chegou a ser gravíssimo, com um grande risco de morte. No entanto, sua recuperação do pós-operatório foi surpreendente nos primeiros dias. Ele chegou a estar consciente antes mesmo de uma semana de cirurgia, mas teve de receber sedativos novamente por conta de um quadro de agitação.