Clube

Ricardo Gomes abre os olhos e movimenta inclusive o lado direito

Os médicos que cuidam de Ricardo Gomes no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, se reuniram na manhã desta quarta-feira para passar novas informações sobre o quadro do treinador. E, desta vez, as notícias foram boas. A sedação e os medicamentos que controlam a pressão arterial foram retirados, e o comandante vascaíno já está respondendo. Segundo os médicos, ele esboça movimentos de ambos os lados do corpo, incluindo o direito, que, supostamente, estaria paralisado, mostrando alguma reação.

- Notícias boas, suspendemos de manhã cedo os sedativos e após duas horas já apresenta reações positivas, acordando, abriu os olhos em determinados momentos e movimentou braços e pernas, mais o lado esquerdo do que o direito, como esperado. Isso não quer dizer que ele vai ter sequelas, ainda é cedo para uma avaliação deifnitiva, mas vamos iniciar a fisioterapia e ele deve recuperar totalmente os movimentos. Com o período de maiores complicações terminando, ele apresenta normalidade no estado clínico sinais vitais normais, e exames de imagem compatíveis com boa evolução - explicou o médico Fábio Guimarães de Miranda.

Entenda o caso


Ricardo Gomes se sentiu mal no clássico entre Flamengo e Vasco, no último domingo, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cerébro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.

No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.
 

Fonte: ge