Revanche e tabu motivam Vasco contra o Corinthians
Para o torcedor mais desavisado, Corinthians e Vasco podem estar ainda disputando uma vaga nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Isso porque a partida desta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, será a terceira entre as duas equipes em pouco mais de duas semanas. Mas, desta vez, o confronto será válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na partida, o Vasco tentará quebrar um tabu histórico diante do Corinthians. O Cruzmaltino não vence o adversário há 11 partidas, com sete vitórias do rival e quatro empates. O último triunfo aconteceu em 8 de novembro de 2001, com o placar de 1 a 0, em São Januário, também pelo Campeonato Brasileiro, com um gol do volante Jamir.
Só este ano, Corinthians e Vasco se enfrentaram três vezes, com três vitórias paulistas. Pelo Brasileiro, 4 a 2 no dia 21 de maio, em São Januário, e pela Copa Sul-Americana, 1 a 0, também em São Januário, no dia 6 deste mês, e 3 a 1, no Canindé, no dia 13, em jogo que garantiu o Timão nas oitavas-de-final da competição continental.
No time carioca, todos querem esquecer o passado e pensar somente no que pode acontecer nesta quarta. Para o goleiro Cássio, o que passou, passou:
- Jogamos com empenho e não conseguimos superá-los na competição internacional. Mas quarta-feira é um outro jogo, outra competição. Não adianta comparar, temos que pensar para frente e fazer o melhor possível para vencê-los - ressaltou o goleiro.
Leão terá time que considera ideal - O técnico Renato Gaúcho reconhece a força do adversário, principalmente quando este joga diante de sua torcida. Mas lembra que neste Brasileiro o Vasco já mostrou ser capaz de derrotar rivais considerados quase imbatíveis em seus domínios. Ele espera que isso aconteça novamente:
- O Vasco já provou que pode derrotar times fortes fora de casa. Foi isso o que aconteceu contra Grêmio e Internacional. Espero que possamos repetir agora - disse Renato, em entrevista à Rádio Globo.
A partida desta quarta-feira será de fundamental importância para as duas equipes. Enquanto o Vasco, quinto colocado com 36 pontos, tenta se manter na zona de classificação para a Libertadores, o Corinthians, 12º colocado com 30 pontos, pode, enfim, se juntar ao bloco que dá acesso à Copa Sul-Americana do ano que vem.
Como se não bastasse o retrospecto recente desfavorável, o treinador Renato Gaúcho tem problemas para escalar o time. O lateral-direito Wagner Diniz sentiu um incômodo na perna direita e está fora do confronto. Desta forma, Claudemir ocupará o setor. Contudo, ainda existe uma chance remota de Abedi atuar nesta posição.
Na zaga, Jorge Luiz continuará ausente. O zagueiro também se recupera de um problema muscular e deverá ser substituído pelo volante Ygor, que será deslocado para a defesa. Sendo assim, Amaral entra no meio-campo em lugar de Ramon, que passa a ser opção para o transcorrer da partida.
No confronto no Pacaembu, o técnico Emerson Leão poderá escalar a equipe que considera ideal. O treinador do Corinthians terá os retornos dos laterais Eduardo e César e do atacante Rafeal Moura, que já cumpriram suspensão. Com isso, Gustavo Nery, Edson e Nadson, que substituíram os companheiros na vitória por 1 a 0 sobre o Paraná, neste sábado, voltam para o banco de reservas.
Outra boa notícia para o treinador é a presença garantida do volante Magrão. O jogador ficou fora dos treinamentos da segunda-feira por estar com dores no pé direito, treinou normalmente nesta terça-feira e formará o meio-campo do Corinthians ao lado de Marcelo Mattos, Carlos Alberto e Roger.
Corinthians x Vasco
Data: 20/9/06 (quarta-feira)
Horário: 22h
Local: Pacaembu, em São Paulo-SP
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (PE) e Ubirajara Ferraz (PE)
Corinthians: Marcelo; Eduardo, Marinho, Betão e César; Marcelo Mattos, Magrão, Carlos Alberto e Roger; Amoroso e Rafael Moura.
Técnico: Emerson Leão
Vasco: Cássio; Fábio Braz, Ygor e Carlão; Claudemir, Andrade, Amaral, Morais e Diego; Jean e Faioli. Técnico: Renato Gaúcho
Mais lidas
- 0 Bilionário grego é o principal interessado na compra da SAF, diz RTI Esporte TOP
- 0 Felipe deverá surpreender na escalação do Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Alexandre Mattos explica cláusula polêmica na negociação de João Victor TOP
- 1 Pedrosa: Os dois treinadores que o Vasco realmente fez contato TOP
- 1 A prioridade do Vasco na busca por um novo técnico TOP
- 1 Felipe Silva sobre Luís Castro: 'Agrada muito ao presidente Pedrinho' TOP
- 0 Empresário de Isidro Pitta comenta sondagem do Vasco; vídeo TOP
- 1 Cuiabá, que enfrenta o Vasco na última rodada do Brasileiro, está rebaixado TOP
- 0 Vasco enfrentará dois adversários rebaixados matematicamente
- 0 'Pedro Caixinha foi sondado, mas não é prioridade', diz Felipe Silva