Clube

Reunião do Conselho revela acordo do Vasco com Genoa

O Conselho Deliberativo do Vasco aprovou na noite dessa quinta-feira o empréstimo de R$ 70 milhões, junto aos investidores da 777 Partners, postulante a comprador da criação da Sociedade Anônima do Futebol do Vasco. O encontro virtual teve picos de audiência de mais de 23 mil pessoas simultâneas - atual capacidade de São Januário - na transmissão ao vivo no canal do Youtube.

Dos 206 conselheiros presentes, 180 votaram a favor, o que representa 87%. Apesar de se tratarem de pautas diferentes, é um indicativo favorável para a diretoria administrativa de que a SAF passará no Conselho Deliberativo.

Uma das garantias do empréstimo é a opção de compras de quatro jogadores. Na reunião, o vice-presidente jurídico do Vasco, José Cândido Bulhões, revelou que o acordo é direto com o Genoa, clube italiano de propriedade do grupo americano interessado em comprar a SAF do Vasco. O anúncio foi feito por dúvidas sobre a vinculação do empréstimo a empresa com direito de participação em jogadores de futebol, modalidade proibida pelo regulamento de transferências da Fifa.

A explicação de Bulhões, que justificou a não divulgação dos nomes dos quatro atletas vinculados como garantia do empréstimo pela exposição dos jogadores, não satisfez um dos opositores presentes ao encontro, o ex-presidenciável e benemérito Luis Maniel Fernandes, apoiador de Leven Siano na última eleição realizada no Vasco.

Ameaça de judicialização

No início da reunião, o secretário do Conselho Deliberativo leu as cartas do benemérito e ex-presidente do Conselho Roberto Monteiro, do presidente Jorge Salgado e do atual presidente do Conselho Deliberativo, Carlos, Fonseca, sobre a questão do empréstimo e as intenções da atual diretoria de negociar o futebol do Vasco.

Monteiro também manifestou reprovação à urgência do encontro e se disse contrário ao empréstimo vascaíno. Em uma das manifestações, o ex-presidente do Conselho Deliberativo acenou com a possibilidade de entrar na Justiça sobre os termos da reunião e disse ao presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, que ele iria "assumir as responsabilidades do que vier por diante".

No bate-papo da reunião do Conselho Deliberativo, torcedores escreviam "777", nome da empresa americana, e contavam os votos de "sim", com inúmeras mensagens simultâneas no espaço de "chat" do Youtube.

A votação começou às 21h30, exatamente duas horas após o início da reunião. E serviu como termômetro para a aprovação da SAF no futuro. A esmagadora maioria votou pelo empréstimo da 777 Partners. Alguns grande beneméritos e beneméritos foram os poucos a votar não. Entre os conselheiros eleitos, nenhum votou contra o empréstimo.

Fonte: ge