Futebol

Retrospectiva 2006: Vasco "deixa escapar" vaga na Libertadores

O ano do Vasco foi considerado bom. Porém, ficou a frustração de não ter conseguido a classificação para Libertadores da América de 2007. Em duas oportunidades, o time ficou no quase. Na primeira, perdeu a final da Copa do Brasil para o rival Flamengo. Na outra, terminou em sexto no Campeonato Brasileiro, um ponto a menos do que o Paraná Clube.

De positivo, Renato Gaúcho. Com jogadores medianos, o treinador conseguiu fazer do Vasco um dos principais times do país.

Campeonato Carioca

Um início de temporada ruim. O Vasco sequer conseguiu classificação para semifinal da Taça Guanabara (primeiro turno) e Taça Rio (segundo turno). A competição terminou com uma ‘briga’ entre o atacante Romário e técnico Renato Gaúcho.

Copa do Brasil

O Vasco surpreendeu na competição. A equipe superou Botafogo-PB, Iraty-PR, Criciúma-SC, Volta Redonda-RJ e Fluminense. Na final, contra o Flamengo, o time estava embalado. Porém, a decisão aconteceu somente após o Mundial. A equipe não se encontrou e foi derrotada nos dois jogos: 2 x 0 e 1 x 0.

Campeonato Brasileiro

Sem Romário, que foi para o Miami FC, dos Estados Unidos, o Vasco iniciou o Nacional ainda desacreditado. Porém, aos poucos, Renato Gaúcho foi acertando o time e detalhes tiraram a vaga na Libertadores. Na última rodada, contra o Figueirense, em Santa Catarina, o atacante Leandro Amaral, aos 47 minutos do segundo tempo, chutou a esperança cruzmaltina no travessão e o placar não saiu do 0 x 0.

Copa Sul-Americana

A competição não foi boa para o Vasco. O time não passou da fase nacional, sendo eliminado pelo Corinthians, com duas derrotas: 1 x 0, no Rio de Janeiro, e 3 x 1, em São Paulo.

Fonte: Placar