Clube

'Resposta Histórica' do Vasco completa 90 anos nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, o Vasco comemora 90 anos do episódio que ficou popularmente conhecido como 'Resposta histórica' com uma solenidade. O evento acontece às 19h30m, na Sede Náutica da Lagoa, e terá a presença de vascaínos ilustres, como os sambistas Paulinho da Viola e Teresa Cristina, além de familiares de personagens importantes do episódio, como José Luis de Macedo Soares, bisneto de José Augusto Prestes.

O Vasco foi campeão carioca no ano anterior, 1923, com um time formado por uma maioria de negros e pobres, e os outros clubes, encabeçados pelo Fluminense, romperam com a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), entidade que organizava o Campeonato Carioca. Criaram a Amea (Associação Metropolitana de Esportes Athléticos) e impuseram diversas restrições para a filiação de jogadores, condicionando a participação do Vasco no campeonato de 1924 à exclusão de 12 atletas do elenco que não cumpriam com esses requisitos.

O então presidente vascaíno, José Augusto Prestes, não concordou com a atitude e se recusou oficialmente a aceitar essas condições em uma carta publicada e endereçada a Arnaldo Guinle, presidente do Fluminense, no dia 7 de abril de 1924.

- Foi a segunda Lei Áurea do futebol brasileiro - afirma João Ernesto da Costa Ferreira, vice de Relações Especializadas e diretor do Centro de Memória vascaíno.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, também estará presente na solenidade.

Confira a íntegra da carta escrita por José Augusto Prestes

Fonte: ge