Reservas da virada!
As emoções para Renato Gaúcho começaram antes mesmo de a bola rolar no Olímpico, com a torcida gremista fazendo uma bela homenagem ao técnico vascaíno (ídolo do Grémio e herói do título mundial do clube, em 83). Depois, após uma atuação guerreira do Vasco, Renato tinha ainda mais motivos para sorrir: vitória por 2 a 1 mesmo com um time reserva e a certeza de que, este ano, a campanha do Vasco no Brasileiro tem tudo para ser bem melhor do que a de 2005.
Se a emoção tomou conta do estádio antes do início da partida, depois do pontapé inicial, os torcedores foram brindados com seis minutos eletrizantes. Logo no primeiro ataque, Patrício cruzou a bola, que bateu na mão de Ives e o árbitro marcou pênalti. Ele mesmo cobrou e abriu o placar para o Grêmio.
Mas a torcida gremista não teve muito tempo para festejar. Aos seis minutos, Ramon cobrou falta na cabeça de Éder que empatou. Com a igualdade, o ritmo da partida foi diminuindo, o Grêmio trocava passes mas não ameaçava o goleiro Cássio.
Recuado, o Vasco buscava o contra-ataque, mas também chegava com pouco perigo à meta adversária. Numa dessas investidas despretensiosas, o time misto cruzmaltino mostrou que continua dando conta do recado. Alberoni cruzou, Pereira tentou desviar mas acabou marcando contra. Era a virada em pleno Olímpico.
O Grêmio voltou para o segundo tempo atacando, mas fazendo muitas faltas e dando muitos espaços para o Vasco. A partir dos nove minutos, o time tricolor submeteu a defesa vascaína a um intenso bombardeio aéreo. Aos 19 minutos, Herrera dominou a bola com a mão na grande área e marcou, mas o árbitro anulou acertadamente.
Mesmo sem apresentar um futebol de encher os olhos do torcedor, o Vasco mostrou muita força e determinação, resistindo bravamente à pressão e não dando espaços para o Grêmio tentar a reação.
Quando encontrava uma brecha na bem armada defesa vascaína, o Grêmio tinha suas tentativas frustradas pela atuação segura do goleiro Cássio.
O resultado enche de moral o time, que quinta-feira enfrenta o Fluminense pela semifinal da Copa do Brasil. Os titulares de Renato devem se mirar nos reservas e mostrar a mesma aplicação e garra para conseguir um bom resultado.
Grêmio X Vasco
Grêmio(1): Galatto; Patrício, William, Pereira, Wellington, Jeovêncio (Rudinei), Lucas, Marcelo Costa e Hugo (Valdeir); Herrera e Pedro Júnior (Reinaldo)
Técnico: Mano Menezes
Vasco(2): Cássio; Éder, Carlão e Paulão; Claudemir, Ives (Ygor), Roberto Lopes e Ernane; Alberoni (Hugo), Ramon (Róbson Luiz)
e Faioli
Técnico: Renato Gaúcho
Local: Olímpico
Cartões amarelos: Ives, Alberoni, Ramon, Marcelo Costa e William.
Cartão vermelho: Lucas
Gols: Patrício, aos 3; Éder, aos 6; e Pereira (contra), aos 37 do primeiro tempo.
- SuperVasco