Futebol

Renato já faz as contas

Com idéia fixa em conquistar uma vaga para a semifinal da Taça Guanabara, o pensamento na Colina é de buscar os três pontos a qualquer custo. E para embalar de vez no campeonato, depois da boa estréia diante do Nova Iguaçu, o Vasco precisa da vitória na segunda rodada, contra o Friburguense, fora de casa. O técnico Renato Gaúcho já está, inclusive, fazendo suas contas para se classificar o quanto antes à fase seguinte.

Entretanto, o fator campo pode influenciar muito no resultado. Na história deste confronto, o Vasco não tem boas lembranças enfrentando o Friburguense, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. Desde que subiu para a primeira divisão do Campeonato Estadual, em 1998, o Friburguense é a ‘pedra no sapato’ dos vascaínos. A última vitória foi em 18 de abril de 2001, por 2 a 0. De lá para cá, foram duas derrotas e um empate.

Mas segundo o técnico Renato Gaúcho, time que quer ser campeão tem que buscar a vitória jogando dentro ou fora de casa. O treinador ainda usou um velho chavão do futebol ao falar sobre o próximo confronto.

“É verdade que não temos um bom retrospecto jogando lá. O time não vence há anos. Mas estamos no campeonato para ser campeão, e vamos com tudo para quebrar esse tabu.”

O treinador, que ficou satisfeito com a vitória na estréia, não deve mudar a escalação para domingo. “A vitória na estréia foi boa para dar tranqüilidade. Iremos sempre encontrar dificuldades. Temos que corrigir algumas coisas, mas isso é comigo e o grupo. Mas a escalação deverá ser a mesma. Não posso mudar o time a cada partida, tenho que dar confiança aos jogadores”. De olho na vaga, Renato Gaúcho sabe que não pode vacilar em um campeonato de tiro curto como este. Segundo ele, com nove ou dez pontos, um time tem 95% de chances de se classificar. “O time que fizer entre nove e dez pontos estará muito perto da vaga. Temos que correr para classificar. Quanto mais rápido, melhor. Não podemos deixar para o último jogo que será um clássico”.

Fonte: Jornal dos Sports