Futebol

Renato impõe multa, mas fisiologista explica pesos

Após a divulgação de que nove atletas estariam aquém do peso ideal, o técnico Renato Gaúcho afirmou que deu um prazo para que os jogadores se adeqüem. Caso não consigam atingir a meta até amanhã, cada quilo fora dos padrões representará um desfalque de R$ 300 no bolso de cada um.

– Jogador de futebol só aprende de duas formas: quando não joga ou quando sente no bolso – afirmou o técnico Renato Gaúcho.

Além do técnico, o presidente Roberto Dinamite, que esteve ontem no Vasco-Barra, pediu profissionalismo ao elenco. No entanto, o fisiologista do clube, Daniel Gonçalves, explicou que a questão do peso é algo bem relativo e de pouca influência no desempenho dos atletas. O fator determinante para a performance dos vascaínos é, sim, o percentual de gordura, que está dentro do esperado.

– Dos atletas citados na lista, todos estão em situação satisfatória de percentual. Não é por causa da situação do peso que o time está assim. Ter 1,6kg ou 1,8kg a mais ou a menos não tem impacto na performance do atleta – explicou Daniel.

Ainda segundo o fisiologista, a pesagem feita na terça-feira poderia mudar já no dia seguinte. Isto porque os jogadores sofrem com pequenas oscilações durante toda a semana e até mesmo a temperatura do ambiente pode influenciar.

Edmundo é um dos que pode sofrer com o vaivém: – Edmundo não nos preocupa.

Ele tem a mesma exigência de um atleta de 18 anos e responde bem.

Trata-se apenas de uma oscilação.

Responsável pela avaliação do grupo, o fisiologista ficou surpreso ao ser fotografado com a lista dos atletas fora do peso na mão.

– Fiquei um pouco chateado pela exposição. Há um código de ética que não nos permite revelar dados – finalizou Daniel Gonçalves

Fonte: Lance