Renato Gaúcho pode reencontrar três velhos conhecidos no Vasco
Renato Gaúcho é o atual plano A do Vasco para assumir o comando técnico e pode dar início à sua terceira passagem pelo clube na próxima temporada. O treinador, que deve se reunir com a diretoria vascaína na semana que vem, já esteve à frente do time em duas oportunidades: entre 2005 e 2007 e também em 2008.
Sua primeira experiência como treinador do Vasco foi a mais longeva de um treinador pelo clube no século XXI - na ocasião, levou o clube à final de Copa do Brasil, mas perdeu o título para o Flamengo. Foram três temporadas e 111 jogos oficiais, com 46 vitórias, 35 empates e 30 derrotas. Um aproveitamento de 52%.
O seu retorno ao clube foi curto, com apenas 14 jogos na reta final de 2008, ano em que o Vasco conheceu seu primeiro rebaixamento e treinou Pedrinho, Coutinho e Alex Teixeira. Relembre as passagens:
Primeira passagem longeva e vice da Copa do Brasil
Renato iniciou seus primeiros passos como treinador do Vasco em julho de 2005, ao substituir Dário Lourenço, demitido do cargo. Em seu primeiro ano, o treinador fez campanha tranquila no Brasileirão e terminou na 12ª posição, com 56 pontos. Foram 31 jogos, com 13 vitórias, oito empates e dez derrotas naquele ano.
Em 2006, o comandante viveu seu ano mais marcante na passagem. A equipe ficou em 6º lugar, a um ponto do Paraná, primeiro time na zona de classificação para a Libertadores. Na Copa do Brasil, o treinador acabou com o vice-campeonato e perdeu o título para o Flamengo na final.
O período de Renato Gaúcho no Vasco chegou ao fim em abril de 2007. O comandante acabou não resistindo à pressão após eliminação para o Gama na Copa do Brasil e para o Botafogo no Campeonato Carioca e acabou demitido.
Retorno com queda e encontro com Pedrinho, Coutinho e Alex Teixeira
O treinador voltou ao clube de São Januário em setembro de 2008 a convite do então presidente Roberto Dinamite para tentar salvar o Vasco de seu primeiro rebaixamento. Renato assumiu o Vasco no Z-4, em 17º lugar, e fez sua estreia na competição com derrota para o Palmeiras por 2 a 0, na 26ª rodada.
O elenco tinha Pedrinho, hoje presidente do Vasco e quem negocia a contratação do técnico.
A queda, porém, não foi evitada e acabou sacramentada na última rodada, com derrota para o Vitória, em São Januário, no dia 7 de dezembro daquele ano. Ao todo, Renato teve 13 jogos, com quatro vitórias, dois empates e sete derrotas. Um aproveitamento de 36%.
A segunda passagem do treinador também foi marcada pelos primeiros passos de Philippe Coutinho e Alex Teixeira no profissional - então jovens da base e atuais veteranos do elenco atual. Coutinho só estreou pelo clube em 2009, mas participou de alguns treinos com o time profissional com o comandante, enquanto Alex Teixeira atuou por toda a temporada de 2008.
Mais lidas
- 1 Proposta da Fiorentina por Rayan pode envolver até Edmundo; valores TOP
- 1 Lei Geral do Esporte indica que Marinakis terá que escolher entre Vasco e SP TOP
- 0 Nicola: Vasco negocia com um zagueiro com ajuda de Bertolucci TOP
- 1 Menos pessimista, Pedrinho fala sobre interessados pela SAF e treinador TOP
- 0 777 é retirada do controle do Genoa TOP
- 0 Como Marinakis e São Paulo se aproximaram, segundo ge TOP
- 0 Vegetti manda um recado claro em sua rede social
- 0 Julio Brant e Vitor Roma comentam sobre os acontecimentos na reunião
- 0 Renato Gaúcho pode reencontrar três velhos conhecidos no Vasco
- 0 Olimpia ainda não desistiu de tentar manter Capasso; o que está em jogo