Renato Gaúcho: o milagreiro da Colina
O Vasco é a equipe que mais surpreendeu até agora no Campeonato Brasileiro. O técnico Renato Gaúcho conseguiu a façanha de levar o limitadíssimo time cruzmaltino à quarta colocação da tabela de classificação, dentro da zona da Libertadores.
Tudo bem que o campeonato está na metade e muita água ainda vai rolar, mas é impossível não destacar o trabalho que Renato Gaúcho tem feito neste pouco mais de um ano em São Januário.
Com apenas quatro anos de carreira, Renato já é um dos melhores treinadores do país. Ele conseguiu dar um sentido de grupo a um elenco formado, em sua grande maioria, por jogadores jovens e desconhecidos.
E talvez essa seja a explicação para o sucesso vascaíno: a ausência de estrelas aliada a manutenção do mesmo elenco sob o comando do mesmo treinador.
Na Copa do Brasil, o título não veio, mas o Vasco fez uma campanha impecável, mantendo-se invicto até a decisão com o Flamengo. Formado no clube, Morais foi convocado à Seleção Brasileira e o goleiro Cássio tem mostrado muita segurança nas últimas partidas.
Uma coisa parece óbvia. Um time que treina e joga junto há mais de um ano, uma hora se entrosa e consegue bons resultados. E essa é a vantagem do Vasco sobre os outros cariocas.
Se o Vasco vai chegar a algum lugar no Campeonato Brasileiro, ainda é cedo para dizer. Mas certo é que Renato Gaúcho conseguiu dar, no mínimo, alguns dias de alegria à torcida cruzmaltina, que não comemora um título há três anos.