Futebol

Renato Gaúcho: "Isso tudo é graças ao grupo"

O técnico Renato Gaúcho fala sobre alguns assuntos. O Vasco volta a campo contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira (12/11), às 22h, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina, que somou dez pontos - três vitórias e um empate - nas últimas quatro rodadas da competição, subiu da 19ª para a 15ª posição, com 37 pontos, superando Fluminense e Náutico nos critérios de desempate.

CONTRATO COM O VASCO

\"Eu sempre falo isso para vocês. O meu compromisso é até o dia 7 de dezembro com o Vasco. A minha única preocupação é livrar o Vasco do rebaixamento. A minha cabeça está voltada somente para isso. Não falo de outro assunto, a não ser sobre isso, até porque não tenho tempo para pensar em outras coisas. Sou um profissional, tenho um contrato com o Vasco até o dia 7 de dezembro, e vou cumprir da melhor maneira possível, de preferência deixando o Vasco na Série A\", disse ao repórter Wagner Menezes, da Rádio Tupi.

AUMENTO DA CONFIANÇA

\"A seqüência de jogos positivos, é lógico que dá uma confiança maior, dá uma tranqüilidade maior para o próprio grupo. São quatro jogos sem derrota. É importante você decolar nessa reta final, porque na reta final, se você tropeçar, vai ficar pelo caminho. Ficando pelo caminho, você fatalmente vai para a segunda divisão. A equipe do Vasco começou a embalar no momento bom do campeonato, no momento certo. Eu espero que a gente continue assim, porque cada ponto agora é como se fosse água no deserto. A gente tem que continuar lutando, buscando, porque o objetivo é buscarmos, o mais rápido possível, o maior número de pontos\".

SUBIDA DE PRODUÇÃO

\"Isso tudo é graças ao grupo, de aceitar o nosso trabalho e procurar fazer aquilo que é pedido dentro do campo. A gente sempre treina três, quatro esquemas de jogo. A gente tem mudado durante a partida também. Isso é importante. Os jogadores sabem exatamente, independente de quem começa o jogo. Eles sabem de que maneira precisam se comportar, independente do esquema que a gente comece. No último jogo [Santos], por exemplo, usamos três esquemas. O jogador está sabendo o que deve ser feito dentro do campo, porque a gente treina. Acho que isso é fundamental. Mas é fundamental os jogadores se entregarem. Os jogadores do Vasco vêm se entregando e a gente vem conquistando os pontos necessários\".

MELHORES DIAS COM O VASCO FORA DA ZONA DE REBAIXAMENTO

\"Uma coisa leva a outra. Eu sempre falo, entre aspas, que deu para dormir algumas horinhas a mais, uma tranqüilidade a mais. Além da alegria, até porque, sob o meu comando, foi a primeira vez que a gente conseguiu duas vitórias seguidas e que estamos fora da zona do rebaixamento. Mas falta muita coisa ainda. Acho que estamos trabalhando, estamos no caminho certo. Agora, a gente sabe o quanto é importante continuar somando ponto ou pontos, principalmente fora de casa, para que, quanto mais rápido somarmos os pontos necessários para nos livrarmos do rebaixamento, é melhor para todo mundo\", disse ao repórter Rodrigo Campos, da Rádio Manchete.

ATLÉTICO-MG SEM CHANCE DE TÍTULO OU REBAIXAMENTO

\"Não tem jogo fácil. Todo mundo... É aquilo que eu sempre falo para vocês. Até pouco tempo atrás, o Atlético estava brigando contra o rebaixamento. Hoje ele já começou a ter um outro objetivo. É pensar, de repente, em uma Sul-Americana. Não tem jogo fácil. Todo mundo tem os seus objetivos. É mais um jogo difícil que vamos ter. A gente sabe da importância que é esse jogo para a gente. Não tem jogo fácil. Não é porque as equipes, de repente algumas pessoas acham que não estão mais almejando alguma coisa no campeonato. Não é assim. O Atlético, por exemplo, está buscando uma Sul-Americana e jogando em casa, vem de uma vitória diante do Vitória. O jogo vai ser complicado para a gente\".

O presidente Roberto Dinamite comenta a conversa que teve com o grupo, na manhã desta segunda-feira, em São Januário.

\"É normal, no dia-a-dia, independente dos resultados. O que eu faço, nessa relação com os jogadores, é um bom dia e boa tarde, a cada momento tentando estimular e dar força aos atletas. Acho que os resultados que conseguimos agora, nesse momento, foram importantes. Mas temos etapas a serem superadas. O próximo jogo, o Atlético Mineiro, é o que nos interessa. Mais do que nunca, falando para eles que com os pés no chão, mas com aplicação e determinação, acho que dá para se conseguir os resultados que queremos\".

O dirigente diz o que os jogadores gostam de ouvir no atual momento.

\"A confiança e a certeza de que no momento delicado e difícil, como o que estamos vivendo, mas após uma vitória, acho que é a palavra amiga no sentido de que \"Estamos no caminho certo e podemos reverter isso\". Quando eu digo nós, é nós, a diretoria, e eles, os jogadores dentro do campo\".

Fonte: Vasco Expresso