Futebol

Renato Gaúcho e Antônio Lopes - Clássico no Maracanã

Há três anos, Antônio Lopes derrotou Renato Gaúcho na final do Campeonato Carioca entre Vasco e Fluminense e levou o título para São Januário.

Neste domingo, às 18h10 no Maracanã, os dois treinadores - agora trocando de posição - se encontram no clássico entre as duas equipes, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time cruzmaltino, comandado por Renato, soma 33 pontos e vem de três vitórias e um empate nas últimas quatro partidas. Já o Tricolor das Laranjeiras, com 29 pontos, acumula uma sequência de cinco partidas sem vencer.

Conseguir a recuperação das derrotas recentes é a principal meta do Fluminense, que nos últimos cinco jogos perdeu quatro e empatou um, com o lanterna Santa Cruz. O técnico Antônio Lopes traçou uma meta para o elenco, que se refere ao jogo deste domingo e ao confronto da próxima quinta-feira diante do Botafogo, na estréia na Copa Sul-Americana. \"Precisamos aproveitar os clássicos para ganhar, pois assim a torcida vai voltar a ter confiança no nosso time. Se no Brasileiro temos que acertar a equipe durante os jogos, nada melhor do que fazer isso com triunfos em jogos de muita rivalidade\", disse Lopes.

Os jogadores do Fluminense também garantem que estão cansados de arrumar desculpas para os fracassos recentes e querem voltar a ganhar. No plantel tricolor ninguém admite que a luta pela conquista do título está distante e ainda se sonha com a taça. \"No nosso elenco ninguém duvida de que temos talento e qualidade suficientes para brigarmos com qualquer um pelo título do Brasileiro. Mas não adianta apenas ter esses predicados se eles não se refletem em campo. Estamos cansados de entender as derrotas e queremos voltar a ganhar. Se isso acontecer em um clássico melhor, pois assim vamos ganhar ânimo para embalar\", disse o volante Marcão.

Sobre a formação que vai a campo, Lopes terá a volta do zagueiro Thiago Silva, que cumpriu suspensão na derrota de 3 a 1 para o Goiás e vai reaparecer na vaga de Gabriel Santos. Já o meia Petkovic segue com dores na região pubiana e foi vetado pelo departamento médico mais uma vez. Na lateral esquerda, Jean e Ulisses disputam posição. O primeiro só não será escalado se acertar sua transferência para o Cruzeiro. Marcelo não jogará no setor por estar servindo à Seleção Brasileira.

Pelo lado do Vasco, a ordem é recuperar os pontos perdidos no empate da última quinta-feira contra a Ponte Preta, em São Januário. O técnico Renato Gaúcho sonha com os três pontos para se manter próximo ao São Paulo. \"Perdemos dois pontos que seriam muito importantes para nossos objetivos no campeonato, mas agora vamos enfrentar o Fluminense e temos que entrar concentrados para buscar um bom resultado. É um clássico muito complicado, mas nossa equipe precisa entrar sempre com o pensamento da vitória\", comentou.

Quem entrará em campo motivado é o atacante Jean. Revelado pelo Flamengo, o jogador chegou a São Januário sob o olhar de desconfiança dos torcedores. Mas nos cinco jogos que disputou, Jean tem mostrado muita garra em campo. Contra a Ponte Preta, apesar do empate, o atacante foi ovacionado ao final da partida. \"Fiquei muito feliz pela torcida ter gritado o meu nome após a partida. Venho trabalhando muito para fazer bons jogos aqui no Vasco. Não faltam esforço e dedicação. Infelizmente, não conseguimos vencer a Ponte Preta, mas agora é correr atrás do prejuízo contra o Fluminense\", afirmou Jean.

Ausentes na partida da última quinta-feira por estarem suspensos, o zagueiro Fábio Braz e o meia Morais são as novidades na equipe cruzmaltina para o clássico deste domingo. Éder e Madson devem sair do time. Ainda se recuperando de uma lesão muscular, o lateral-direito Wagner Diniz permanece de fora.

Fonte: SuperVasco‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ