Futebol

Renato Gaúcho diz que sabe como parar os são-paulinos

O técnico Renato Gaúcho sabe como parar o líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo. Pelo menos foi com uma frase animadora para os torcedores e com um sorriso de canto de boca que o treinador deixou a coletiva desta quarta-feira, no Vasco-Barra: “Fiquem tranqüilos”. E o otimismo do comandante cruzmaltino tem motivo. Este ano, comandando o Fluminense, ele conquistou duas vitórias nas partidas no Rio de Janeiro.

Na carreira de um técnico de futebol, a rotina de enfrentar um ou outro treinador acaba se mostrando um desafio de compreender o estilo do seu adversário. Em 2008, ao que parece, Renato Gaúcho já descobriu como parar o líder São Paulo, comandado por Muricy Ramalho.

- O treinador tem que ser inteligente, precisa pensar na frente do adversário, tem que saber montar o seu time, saber como o adversário joga, no momento em que você tira vantagem disso é porque você está esperto na sua profissão.

saiba mais
Rafael conta com a ajuda de sua filha para vencer o São Paulo
Renato comanda treino secreto para surpreender o São Paulo


Para Renato Gaúcho, o São Paulo tem mantido o seu esquema desde que Muricy Ramalho assumiu o comando da equipe, no início de 2006.

- O São Paulo joga há três anos assim. O São Paulo não muda o seu jeito de jogar e é bonito ver o São Paulo jogar. É um time que dificilmente leva gols e trabalha no erro do adversário. Por isso, eles ganharam dois brasileiros um atrás do outro e estão brigando pelo terceiro. Eles não têm medo de jogar feio. Eles jogam para não tomar gol e no erro do adversário. Se as pessoas perceberam isso, ótimo. Não é nenhum time que mundialmente é considerado um grande time. É uma equipe que se concentra na parte tática e não toma gol com facilidade. Quando isso acontece, você está brigando pelo título – analisa.

Ao ser questionado no fim do bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM se sabia parar o São Paulo, ele mandou um recado para acalmar os torcedores vascaínos.

- Fiquem tranqüilos.

Fonte: ge