Futebol

Renato Gaúcho dirigia o Vasco na última vitória no Olímpico

Grêmio e Vasco têm encontro marcado no próximo domingo, às 16h, no estádio Olímpico. Na história do confronto, existe uma curiosidade que anima vascaínos, mas não traz boas lembranças aos gremistas. A última vitória dos cariocas em Porto Alegre ocorreu durante o Campeonato Brasileiro de 2006. Na ocasião, o Gigante da Colina supreendeu o Tricolor e fez 2 a 1. Quem colaborou com esse resultado positivo foi justamente o treinador que hoje comanda o clube gaúcho: Renato Portaluppi, então técnico dos vascaínos.

Naquele confronto, o Grêmio chegava ao Brasileirão de 2006 com o título gaúcho, conquistado na casa do arquirrival Inter graças ao gol de Pedro Júnior. O Tricolor não realizava uma boa campanha no início do campeonato nacional e tinha a obrigação de vencer o Vasco após dois insucessos longe de casa. Na época, o time era comandado pelo atual técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Devido aos maus resultados, o treinador modificou a equipe em três setores e alterou o esquema tático. No entanto, as medidas não surtiram efeito e o Grêmio foi superado na frente do seu torcedor.

O Vasco, então comandado por Renato Portaluppi, poupou os titulares naquele duelo. O técnico e a equipe estavam focados nas semifinais da Copa do Brasil, onde enfrentariam o Fluminense. Mesmo com os reservas, o Gigante da Colina teve competência para vencer o Grêmio.

O jogo, porém, não foi fácil para os cariocas. Logo aos dois minutos de partida, o lateral-direito Patrício tentou fazer um cruzamento da direita e a bola bateu na mão do zagueiro Yves. O próprio Patrício bateu o pênalti e, com categoria, abriu o placar para o Grêmio. Três minutos mais tarde, o Tricolor quase ampliou com o zagueiro Pereira, após a cobrança de uma falta. Mais tarde, em um lance semelhante, o Vasco empatou a partida. O meia Ramon cruzou a bola da esquerda e Éder balançou as redes . O golpe fatal do Vasco veio ainda na primeira etapa, quando Alberone cruzou rasteiro e Pereira não conseguiu afastar. A bola fez um efeito e encobriu o goleiro Galatto.

\"\"
Festejado no Olímpico, Renato Portaluppi recebe a faixa de campeão gaúcho de 2006 / Foto: Roberto Vinícius/ CP Memória

Fonte: Correio do Povo