Renato aposta todas as suas fichas em Leandro Amaral
Embora o histórico do Vasco seja favorável nos clássicos contra o Botafogo - 14 vitórias, dez empates e apenas quatro derrotas, pelo Campeonato Brasileiro - o retrospecto de 2006 não é nada agradável. Afinal, nas duas partidas disputadas na temporada, o Alvinegro venceu as duas, e, de goleada: 5 a 3, pelo Campeonato Carioca e 4 a 1, pelo primeiro turno do Brasileiro.
Neste domingo, às 18h10min, no Maracanã, o Vasco terá a chance de devolver as derrotas e de acabar com o jejum de cinco partidas sem vitórias no Brasileirão. A equipe vem de uma seqüência de cinco empates seguidos, que a fez cair do quinto para o sexto lugar na tabela, com 37 pontos.
Já o Botafogo recuperou-se da derrota para o Flamengo, vencendo o Juventude por 2 a 1. No entanto, o 12º lugar, com 33 pontos, ainda incomoda por manter o time perto da zona de rebaixamento.
Embora tenha exaltado o campanha de sua equipe, o técnico do Vasco, Renato Gaúcho, sabe que o jejum de vitórias começa a ameaçar o sonho da classificação para a Copa Libertadores de 2007. Renato ressalta a importância da vitória no clássico para as duas equipes.
- O Campeonato Brasileiro é uma guerra. São muitos os interesses a cada rodada. O Botafogo tem como objetivo fugir da zona de rebaixamento, enquanto, o Vasco, voltar à faixa da Libertadores. Não será uma partida fácil, mas tenho confiança de que faremos uma boa apresentação - disse Renato Gaúcho à Rádio Tupi.
Para voltar a vencer, o treinador deverá apostar as suas fichas em Leandro Amaral. O atacante foi relacionado para o clássico, porém, os torcedores só saberão se ele começará como titular no domingo. Caso a mudança seja confirmada, o Vasco abandonará o esquema 4-5-1, utilizado no empate em 1 a 1, com o Corinthians, no Pacaembu, passando para o 4-4-2.
Leandro Amaral entraria no lugar do cabeça-de-área Amaral. No entanto, como não está 100% condicionado fisicamente, existe a possibilidade de Faioli começar como titular. O Vasco terá dois desfalques para o clássico: o zagueiro Jorge Luiz e o lateral-direito Wágner Diniz, ambos vetados em razão de problemas musculares.
- No Vasco não existe titulares ou reservas. Carlão e Claudemir, respectivamente, os substituíram contra o Corinthians e foram muito bem. Tenho um bom grupo de trabalho - garantiu Renato Gaúcho.
Após a importante vitória sobre o Juventude, a primeira sobre um adversário gaúcho neste Brasileiro, o Botafogo imaginou que teria uma semana tranqüila para se armar para o clássico. Porém, a torcida recebeu a primeira má notícia ainda na partida da última quarta-feira. Afinal, o zagueiro Juninho, um dos destaque da equipe, recebeu o terceiro cartão amarelo.
Não bastasse a perda de Juninho, o técnico Cuca perdeu o outro zagueiro titular. Ele sofreu uma pancada, também contra o Juventude, que o fez levar quatro pontos na virilha esquerda. A zaga será formada por Rafael Marques e Felipe Saad. No treino de sexta-feira, outros três importantes titulares foram poupados, com dores musculares: Diguinho, Zé Roberto e Reinaldo.
Segundo o departamento médico do clube, eles não serão problemas para o clássico. Depois de tantas notícias preocupantes, Cuca ganhou boas notícias. O lateral-esquerdo Júnior César cumpriu volta a equipe depois de cumprir suspensão. O cabeça-de-área Juca já foi regularizado e será opção no banco de reservas. O lateral-direito Dida seguirá aprimorando a forma e só deverá estrear na próxima rodada. Apesar dos sustos, Cuca demonstra otimismo.
- Será um clássico aberto, bonito de ser acompanhado pela torcida. Apesar de ter empatado as últimas cinco partidas, o Vasco vive um bom momento. A equipe armada pelo técnico Renato Gaúcho joga em velocidade e, portanto, não pode ter espaço - disse Cuca.
FICHA TÉCNICA
VASCO x BOTAFOGO
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-horário: 24/09/2006 - 18h10min
Árbitro: Paulo César de Oliveira
(SP/Fifa)
Auxiliares: Valter José dos Reis (SP/Fifa) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
VASCO: Cássio, Claudemir, Fábio Braz, Carlão e Diego; Ygor, Andrade, Ramon e Morais; Jean e Leandro Amaral (Faioli) - Técnico: Renato Gaúcho.
BOTAFOGO: Lopes, Ruy, Rafael Marques, Felipe Saad e Júnior César; Diguinho, Claiton, Thiago Marin e Zé Roberto; Reinaldo e Lima - Técnico: Cuca.
Mais lidas
- 0 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte TOP
- 1 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25) TOP
- 5 Breiller Pires: 'Pedrinho precisa entender que o Vasco...' TOP
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas TOP
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco TOP
- 0 Campeão da Sul-Americana, técnico Gustavo Costas é oferecido ao Vasco TOP
- 2 A trajetória de Felipe como treinador TOP
- 3 Vasco sondou Pedro Caixinha, Gustavo Quinteros e Hernán Crespo TOP
- 0 Garone: Renato Gaúcho teve problemas com Pedrinho em 2008; vídeo TOP
- 3 Fabio Azevedo: 'Até agora, Pedrinho não conversou com nenhum treinador...' TOP