Remo: Ventos fortes fizeram finais deste sábado terem distância reduzida
O Flamengo venceu mais provas, mas o Botafogo largou na frente na pontuação geral do primeiro dia de finais do Campeonato Brasileiro de Remo Sênior e Paralímpico, este sábado (5/10), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Com quatro ouros, cinco pratas, um bronze e um quarto lugar, os alvinegros somaram 74 pontos, cinco a mais que os barcos da Gávea, apesar de os rubro-negros ganharem seis ouros, uma prata e um bronze.
A competição, iniciada às 9h, foi interrompida após a primeira prova devido aos fortes ventos na raia, e retomada apenas às 13h30, com a distância reduzida para 1.000 metros em vez dos 2.000 tradicionais, já que as condições continuavam ruins no pontão de largada. Com mais barcos, o Botafogo participou das 11 provas válidas para a classificação geral e pontuou em todas, enquanto o Flamengo disputou nove e marcou pontos em oito.
Em terceiro lugar está o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre. Mesmo sem vencer, os gaúchos conquistaram uma prata, dois bronzes e um quarto lugar, somando 13 pontos. O Vasco é o quatro colocado graças à vitória dos argentinos Osvaldo Ariel e Cristian Rosso no Double Skiff Masculino Sênior, barco em que foram quarto lugar nas Olimpíadas de Londres, ano passado.
Com uma prata e um quarto lugar, o Pinheiros, de São Paulo, está na quinta posição, com um ponto a mais que América, de Blumenau, e Paysandu, de Belém, que também ganharam uma prata cada. O carioca Loureiro e o capixaba Saldanha da Gama dividem a oitava posição, com quatro pontos (um bronze e um quarto lugar). Paulistano (SP) e Francisco Martinelli (SC) também conquistaram um bronze cada, enquanto São Salvador (BA), Remo (PA) e Minas Brasília (DF) marcaram apenas um ponto.
Nas provas paralímpicas, que valem o título brasileiro da categoria mas não contam para a classificação geral, o Bandeirantes (SP) venceu no Skiff Masculino AS, com Luciano Luna, e a Federação do Rio ganhou o Double Misto LTA, com Frederic Mallrich Júnior e Bárbara Murad.
Os clubes voltam à raia neste domingo para mais 11 provas válidas para a classificação geral e uma paralímpica, a partir das 9h. O vencedor ganha 10 pontos, o segundo 6, o terceiro 3 e o quarto 1 ponto. Se dois barcos de um mesmo clube chegarem na zona de pontuação, contam apenas os pontos da melhor posição. O clube ou federação com maior pontuação será declarado Campeão Brasileiro de 2013.
Fonte: Confederação Brasileira de Remo (CBR)Mais lidas
- 0 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 0 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 0 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 0 Pezzolano é um dos nomes que estão na mesa do Vasco, revela Roger Flores TOP
- 0 Pezzolano, especulado no Vasco, está com o cargo no Valladolid em perigo TOP
- 1 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 0 Advogada indicada pelo Vasco na arbitragem contra a 777 se torna presidenta TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP