Outros Esportes

Remo: Fátima Brandão e Bruno de França comentam o título no Poder Marítimo

Atletas, treinador Carlão e diretor Joaquim Oliveira puxam o tradicional grito de "Casaca!" após a vitória na regata do CIAW, no dia 12 de outubro (Foto: Sancler Barbosa)

Ainda não curtiu a nossa FanPage no Facebook? Clique aqui e acompanhe o trabalho da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco por lá!

Pelo segundo ano consecutivo, o Vasco da Gama venceu com extrema tranquilidade o Circuito Poder Marítimo de Remo Escaler, na categoria Escaler Misto (reunindo atletas dos dois sexos, independentemente de categoria). O Gigante da Colina foi campeão com três regatas de antecedência tanto em 2012 quanto em 2013. Só ingressou na competição, que é organizada pela Marinha do Brasil, em 2011, mas não a tempo de disputar o título, embora ainda tenha vencido as três últimas regatas do ano, o que foi um sinal da dominação que viria nos anos seguintes.

Nesta semana, o Blog CRVG - Em Todos os Esportes trouxe uma matéria especial na qual traz todos os detalhes da conquista e ainda uma entrevista exclusiva com o treinador Carlos Henrique Siqueira Martins, o Carlão. Leia a íntegra clicando aqui.

Agora, trazemos mais dois personagens dessa bela conquista para comentá-la: Fátima Brandão e Bruno de França.

Fátima (foto ao lado) é remadora master do clube e é presença quase fixa nas provas de escaler - neste ano deixou de participar de três provas em virtude de compromissos profissionais. Ela ressalta a liderança de Carlão, que também é auxiliar-técnico (trabalhando com os alunos da pré-equipe) e preparador físico do remo do clube, agradece o apoio da Marinha, por meio da DGMM (Diretoria-Geral de Material da Marinha), que empresta o barco ao Vasco para as competições, e enaltece o trabalho do treianador Alexandre "Lavadeira" para que, em 2011, o Vasco passasse a competir no escaler:

- Com o fim da temporada do remo em escaler 2013, gostaria de agradecer ao Vasco por tudo! Obrigada a todos os atletas que participaram das regatas e principalmente ao Carlão, o verdadeiro capitão da equipe! Obrigada também ao meu técnico Alexandre Rosa "Lavadeira", que foi quem em 2011 permitiu tudo isto e tb a DGMM e as meninas da Marinha pela parceria, consideração e o carinho de sempre! Todos mandaram muito bem.

Diante das imensas dificuldades que o remo do Vasco nos últimos anos, das mais diversas ordens, o trabalho desenvolvido no dia a dia por quem ama o Vasco e faz de tudo para que esporte fundador do clube volte aos seus melhores dias não poderia ser esquecido:

- Gostaria de parabenizar o Departamento de Remo do Club de Regatas Vasco da Gama e sua Comissão Técnica, que enfrentando todas as adversidades e dificuldades em seu atual momento, em um ano complicado, mas conseguiu mais um título: bi-campeão estadual em remo escaler na categoria misto - Circuito Poder Marítimo 2013!

Para finalizar, ela ressalta que os vascaínos não se dão por satisfeitos e almejam o tricampeonato em 2014:

- Valeu, Vasco, e que venha 2014, porque estaremos lá mais uma vez, e desta vez brigando pelo tri-campeonato!

Bruno de França (foto à direita) tem uma bonita história no Sport Club de Recife, instituição que também tem o futebol como o seu esporte principal. Neste ano, ele assumiu no Gigante da Colina o posto de timoneiro principal e auxiliar-técnico. Assim como Carlão, ele trabalha fazendo a iniciação dos atletas da escolinha (pré-equipe), além de dar um suporte ao trabalho da equipe de remo.

Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, ele ressalta duas importantes facetas de o Vasco competir no escaler: estar conquistando vitórias e títulos mesmo nessa fase complicada e, principalmente, proporcionar experiência e rodagem aos atletas mais jovens. Como a prioridade é sempre o remo olímpico, com competições como o Campeonato Estadual e o Campeonato Brasileiro, há um grande rodízio na escalação feita pelo treinador Carlão para as provas de escaler. E há uma grande mescla de categorias, com atletas desde a categoria Infantil até o Master, com os atletas mais velhos também dando conselhos aos jovens:

- É bem interessante, até porque nós vamos lá, disputamos e vencemos. E isto é motivante. Nós temos trocado as guarnições, não vamos sempre com a mesma formação, já para dar experiência. Na regata disputada em Angra dos Reis, por exemplo, colocamos meninos inexperientes em competições. E aí serviu para dar, apesar de não ser totalmente igual, uma maior experiência de competição, mesclado com atletas mais velhos para dar umas instruções sobre o que fez de certo, o que fez de errado, como reagir quando o adversário está começando a melhorar em relação a eles, manter a calma. Isso é bem interessante, nós fazermos essa mescla, estarmos variando. É uma forma de estimular, porque uma vitória sempre é estimulante, e dá mais aprendizado para quando os jovens forem competir nas regatas mais importantes, como o Estadual.

Por João Luiz Mota (jlmc1993@gmail.com)

Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.

E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui.

Fonte: Blog CRVG em Todos os Esportes