Torcida

Relembre jogos que marcaram reestreias do Maracanã

No próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), o torcedor carioca vai ter um novo encontro com o Maracanã, palco principal do futebol brasileiro que abre suas portas para o clássico entre Fluminense e Vasco, pela oitava rodada do Brasileirão. Construído em 1950 para a Copa do Mundo, o estádio foi inaugurado no dia 16 de junho do mesmo ano. De lá para cá, o Maracanã fez a festa da torcida carioca nas tardes de domingo. Mas os anos passaram e algumas reformas precisaram ser feitas. Na expectativa para o duelo entre o Tricolor e Gigante da Colina, o \"É Gol!!!\" relembra algumas reestreias após paradas para reformas.

FLAMENGO 5 x 3 FLUMINENSE

Em 20 de janeiro de 1999, foi organizado um Fla-Flu para comemorar a data do padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. Foi o primeiro jogo da temporada e também da reabertura da geral do Maracanã, depois de três anos e meio fechada devido a divergências da administração do estádio com a Polícia Militar. Com direito a oito gols, este jogão ficou marcado pela exibição de gala do time do rubro-negro que seria campeão estadual naquele ano. Túlio Maravilha, principal contratação do time das Laranjeiras para disputa da série C daquele ano, também foi atração no clássico e chegou a desperdiçar um pênalti.

No mesmo ano, o estádio foi reformado outra vez para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa em janeiro de 2000. Obra que colocou cadeiras nas arquibancadas e reduziu a capacidade do maior do mundo.


Ficha técnica:

20 de janeiro de 1999 –Troféu São Sebastião
Estádio do Maracan㠖 Rio de Janeiro

Flamengo: Clemer, Pimentel, Fabão, Ronaldo, Athirson (Marco Antônio), Jorginho, Cleison, Beto, Iranildo (Rodrigo Fabri), Caio (Marcelo Santos) e Romário. Técnico: Evaristo de Macedo.

Fluminense: Adilson, Paulo César (Flávio), Gelson, Emerson, Nonato, Roberto Brum (Leandro), Jorge Luís, Bruno Reis (Marco Brito),Róger (Magno Alves), Roni (Artur) e Túlio Maravillha. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Gols: Romário, aos 25 e 30; Emerson, aos 32; Caio, aos 36 e 44; Roni aos 39 do 1º tempo. Magno Alves, aos 44 e Marcelo Santos, aos 46 do 2º tempo.



VASCO 3 x 5 BOTAFOGO

Em 2006, depois de nove meses fechado por causa de obras para o Pan de 2007, o estádio perdeu a geral, o campo foi rebaixado e foram criadas mais duas rampas de acesso. No dia 22 de janeiro daquele ano, já remodelado, o mais famoso palco do futebol brasileiro voltou a receber partidas em grande estilo, num clássico histórico e eletrizante, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Guanabara. Curiosamente, os destaques da partida foram um jogador consagrado e outro que estava começando a carreira.

Romário marcou os três gols do Vasco e ficou mais próximo do milésimo. Já Felipe Adão, filho do ex-jogador Cláudio Adão, entrou no final para fazer sua estréia como profissional e logo no primeiro toque na bola chutou forte para marcar o quinto e fechar a goleada alvinegra com chave de ouro. O Botafogo seria campeão carioca naquele ano.

Ficha técnica:

22 de janeiro de 2006 – Taça Guanabara (3ª Rodada)
Estádio do Maracan㠖 Rio de Janeiro
Árbitro: Willian Marcelo de Souza Nery

Vasco: Roberto, Wágner Diniz, Éder, Fábio Braz, Diego (Bruno Meneghel), Ygor, Andrade, Fábio Baiano (Abedi), Morais (Willian), Alex Dias, Romário. Técnico: Renato Gaúcho

Botafogo: Max, Ruy (Neném), Scheidt, Asprilla, Bill, Thiago Xavier, Diguinho, Zé Roberto, Lucio Flavio, Marcelinho (Joílson) e Reinaldo (Felipe Adão). Técnico: Calos Alberto

Gols: Zé Roberto aos 4 do 1º tempo. Romário, aos 4, 20 e 28; Lucio Flavio, aos 24; Reinaldo, aos 25; Ruy, ao 32 e Felipe Adão, aos 47 do segundo tempo.



BRASIL 2 X 2 INGLATERRA

Com a Copa do Mundo no Brasil, o estádio foi totalmente reformado para entrar no padrão Fifa. O dia 2 de junho de 2013 marcou a reabertura oficial do Marcanã. No entanto, o Brasil ficou num empate de 2 a 2 com a Inglaterra, no penúltimo amistoso antes da Copa das Confederações. Todos os gols saíram no segundo tempo. Fred abriu o placar para a Seleção, Chamberlain e Rooney viraram para o English Team, e Paulinho garantiu a igualdade.

Fonte: Sportv.com