Futebol

Relembre alguns duelos históricos entre Vasco e Fluminense

Não é decisão, mas é decisivo. O Fluminense e Vasco desta tarde (às 17h), no Engenhão, eleva a pressão dos clubes ao limite. Da mesma maneira que o Vasco, caso vença, pode até liderar o Campeonato Brasileiro, o empate pode fazer com que os gigantes do futebol carioca se abracem no túmulo. Tudo depende do jogo Figueirense x Corinthians. Depois da final do Brasileiro de 1984, é o maior clássico entre os clubes no cenário nacional.

— O Vasco sempre trouxe boas lembranças. Sempre ganhei do Vasco jogando, sempre marcando gols. E uma pena que ainda não saiba se estarei no jogo domingo. Mas sigo esperando que o Fluminense ganhe esse jogo — afirma o paraguaio Romerito, autor do gol que, no primeiro dos dois jogos das finais de 84, garantiu o título às Laranjeiras (a segunda partida acabou empatada em 0 a 0).

Naquela época, o Fluminense contava com a equipe então campeã carioca e sobrava como favorita contra o Cruzmaltino de Roberto Dinamite. Treinado por Edu, irmão de Zico, o Vasco equilibrou muito os dois confrontos, mas pecou pelos gols perdidos:

— Não digo que aquele jogo possuiu um significado especial porque todos os jogos sempre foram iguais, pela minha visão. Mas fiquei muito orgulhoso de levar aquele Vasco à final, fizemos uma excelente campanha. Só lamento porque perdemos muitos gols nos jogos. As partidas foram equilibradas — recorda Edu.

A memória de Abelão


Outro Fluminense x Vasco simbólico aconteceu em 1976, pela final do Campeonato Carioca. Com gol de Doval, a Máquina Tricolor saiu vencedora, com o bicampeonato — mas Abel Braga, personagem daquele jogo, pelo Vasco, não gosta de entrar em detalhes, agora do outro lado:

— Ganharam porque tinham uma equipe melhor que a nossa. Mas por que não lembrar de 1977, quando o Vasco ganhou tudo sem precisar de final?

Todos contra o Corinthians na reta final

Com 67 pontos, o Corinthians pega o Figueirense. Se vencer, chega a 70. Caso o clássico carioca termine empatado, o Vasco chegaria a 66 e, com um só jogo a fazer, alcançaria 69 no máximo. E o Flu somaria 66, em caso de vitória sobre o Botafogo na última rodada. Com essa combinação, o Timão se sagra campeão hoje.

Se o Vasco vencer e o Timão perder, o time assume a liderança, com um ponto à frente. Se o Tricolor vencer o Vasco e o Corinthians perder, a diferença continua de dois pontos. Na última rodada, o Fluminense precisa derrotar o Botafogo; e o Timão, pelo menos, empatar com o Palmeiras.

Fonte: Extra Online