Relembre a trajetória vitoriosa do Vasco no Brasileirão de 89
Com o Vasco voltando a se fortalecer, a torcida já tem aproveitado os Códigos Promocionais para fazer as suas apostas. E nada melhor do que relembrar as glórias do passado para inspirar conquistas futuras. Um dos títulos mais marcantes, inclusive, é o do Brasileirão de 1989, com o famoso gol de cabeça de Sorato.
Naquele ano, 22 clubes estavam na disputa e, durante a primeira fase, eles foram divididos em dois grupos de 11. Dessa forma, os oito melhores de cada grupo avançariam à etapa seguinte.
Os jogos foram disputados em turno único e o Vasco, que havia ficado no grupo B, classificou-se em segundo lugar, atrás apenas do Palmeiras.
Segunda fase
Já na segunda fase, as 16 equipes classificadas foram novamente separadas em dois grupos. Dessa vez, com oito em cada lado, a disputa ficaria mais difícil. Isso porque apenas os primeiros colocados de cada grupo avançariam para a final.
O Vasco caiu no grupo B, ao lado de Cruzeiro, Palmeiras, Portuguesa, Goiás, Grêmio, Santos e Fluminense. Assim como na primeira fase, a disputa foi realizada em turno único, mas dessa vez as equipes jogavam contra os times do outro grupo.
Além disso, a pontuação da segunda fase seria somada à da primeira para ver quem se classificaria para a final. E nos 18 jogos das duas fases, o Vasco obteve oito vitórias, oito empates e apenas duas derrotas.
O Cruzmaltino, portanto, foi o primeiro colocado no grupo B e garantiu seu lugar na final. Já no grupo A, o líder foi o São Paulo, que somou sete vitórias, nove empates e duas derrotas.
Final
A final seria disputada em até dois jogos, mas a equipe com melhor campanha só precisava de dois pontos para ser campeã: isso significava uma vitória ou dois empates.
O primeiro jogo aconteceu no Morumbi, no dia 16 de dezembro de 1989. O Vasco foi a campo com: Acácio; Luiz Carlos Winck, Quiñonez, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William.
Se o empate contra o São Paulo já era interessante para o Cruzmaltino, tudo melhorou no início do segundo tempo. Em um contra-ataque muito bem trabalhado, o Vasco foi trocando passes até a bola cair no pé direito de Luiz Carlos Winck.
O lateral, então, ergueu a cabeça e cruzou na medida para Sorato, que apareceu livre dentro da área são-paulina e conseguiu vencer o goleiro Gilmar.
Com 1 a 0 no placar, o Vasco segurou o resultado e conquistou o título sem a necessidade de uma segunda partida. Este, sem dúvidas, foi um dos triunfos mais marcantes da história cruzmaltina - e quem sabe possa inspirar novas glórias para o futuro.
Fonte: SUPERVASCO.COMMais lidas
- 0 Venê: Dois jogadores do Vasco acertam com o América-MG TOP
- 0 Itatiaia: 'Ajustes finais simples' por Lavega deixam o Vasco confiante TOP
- 1 De férias no Brasil, Evander tem negociação frustrada e quer voltar ao país TOP
- 0 Pedrinho é essencial no acordo da Nike com o Vasco; bastidores da negociação TOP
- 0 Modelos exclusivos e chuteiras? Possível parceria com a Nike promete emoções TOP
- 0 A venda poderá acontecer com a recuperação judicial? Especialista explica TOP
- 0 Carille terá algumas missões no Vasco TOP
- 0 Athletico-PR se acerta verbalmente com o Vasco sobre Léo, diz Venê TOP
- 0 Nicola: Tratativas com Lavega estão em estágio final TOP
- 0 Os motivos que fizeram a gestão optar pelo regime de recuperação judicial TOP