Relembre a conquista do Vasco da Copa dos Campeões Sul-Americanos de 1948
O Vasco da Gama conquistou um título internacional muito importante no ano de 1948. A competição denominada Copa de Campeones de Sudamérica foi organizada em Santiago, pela Associação Chilena de Futebol.
Este torneio serviu como embrião para a criação da Taça Libertadores da América em 1960. A CONMEBOL reconheceu o título vascaíno em 2013.
A Copa dos Campeões Sul-Americanos desejava reunir os dez campeões da América do Sul. Apesar das boas intenções, apenas os campeões de Colômbia, Paraguai e Venezuela enviaram represenantes.
O Brasil não tinha um campeonato nacional e o Vascão foi conviado por ser o campeão carioca. Da mesma forma, o Litoral representou a Bolívia por ser o campeão de La Paz. Como o campeão peruano não aceitou o convite, a organização chamou o Municipal, vice-campeaõ de seu país. Não houve critério para a participação do Emelec.
O time-base do Vasco da Gama era: Barbosa, Augusto, Wilson(Raffaneli); Eli, Danilo, Jorge; Djalma, Maneca(Lele), Friaca(Dimas), Ismael(Ademir), Chico. O técnico era Flavio Costa.
Os Participantes
- Argentina: River Plate.
- Bolívia: Litoral
- Brasil: Vasco da Gama.
- Chile: Colo Colo.
- Equador: Emelec.
- Peru: Municipal.
- Uruguai: Nacional.
A Campanha
- 2-1 Litoral (Bolívia) - n
- 4-1 Nacional (Uruguai) - n
- 4-0 Municipal (Peru) - n
- 1-0 Emelec (Equador) - n
- 1-1 Colo Colo (Chile) - f
- 0-0 River Plate (Argentina) - n
Classificação Final
- Vasco da Gama - 10 - Campeão.
- River Plate - 9
- Nacional/URU - 8
- Municipal - 6
- Colo Colo - 6
- Litoral - 2
- Emelec - 1