Reinado Tricolor x Reinado Vascaíno x Ponto de Equiíbrio
REINADO TRICOLOR
1980
João de Deus
Em homenagem ao papa João Paulo II, que visitou o Brasil naquele ano, a torcida tricolor adotou a música João de Deus, cantada até hoje. Embalado pela canção, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0 na decisão do Campeonato Estadual, com um gol de falta do zagueiro Edinho.
1984
O mais importante
O empate em 0 a 0 com o Vasco deu ao Fluminense o título mais importante de sua história: o de campeão brasileiro. Na primeira partida decisiva, também disputada no Maracanã, o Tricolor bateu o rival por 1 a 0, com um gol de Romerito.
1988
Haja coração
Na partida de ida das quartas-de-final do Brasileiro, vitória do Flu por 1 a 0 com um incrível gol contra de cabeça de Zé do Carmo. Na volta, o Tricolor saiu na frente e, com muito custo, o Vasco virou para 2 a 1 com um gol no fim e foi para a prorrogação com a vantagem do empate. E veio a prova incontestável da freguesia vascaína na década de 80. O reserva Zé Maria, jogador de pouco brilho que entrara durante o jogo, marcou. Washington ainda ampliou e o Flu avançou às semifinais.
REINADO CRUZMALTINO
1990
Começo da virada
Botafogo, Vasco e Fluminense chegaram ao triangular final do Estadual. Na primeira partida, o Clube da Colina venceu o Tricolor por 1 a 0, gol de pênalti de Bismarck, e foi para a decisão contra o Glorioso. Era o início da mudança da freguesia entre os rivais.
1993
Campeão sobre o Flu
Vasco e Fluminense decidiram o Estadual em três jogos. O Clube da Colina venceu o primeiro e perdeu o segundo. No terceiro, o 0 a 0 deu o título ao Vasco, que entrou na disputa com um ponto extra. Para ilustrar que a sorte estava mudando de lado, nesse jogo Bismarck perdeu um pênalti, o que no fim das contas não fez diferença.
1994
Tricampeonato inédito
Vasco e Fluminense chegaram empatados na última partida do quadrangular que decidia o Campeonato Estadual. O vascaíno Yan perdeu um pênalti no início do jogo, mas o time não se abateu: venceu por 2 a 0, gols de Jardel. O segundo título seguido sobre o Tricolor valeu ao Vasco a conquista do primeiro tricampeonato estadual de sua história. Curiosamente, com a derrota, o Fluminense terminou na terceira posição: o vice-campeonato ficou com o Flamengo.
PONTO DE EQUILÍBRIO
2000 Na casa do inimigo No primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil, Fluminense e Vasco empataram em 1 a 1 no Maracanã. Na partida de volta, o Tricolor eliminou o rival em São Januário com um emocionante empate em 2 a 2.
2003 Letra inesquecível O Vasco fez 2 a 1 no Fluminense no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Na segunda partida, nova vitória vascaína pelo mesmo placar. O gol de Souza, que sacramentou o título estadual do Clube da Colina, começou em um cruzamento de letra de Léo Lima.
2004
Vasco na final
Na decisão da Taça Rio daquele ano, no Maracanã, o Vasco venceu o Fluminense por 2 a 1. A vitória sobre o Tricolor levou o Clube da Colina à final do Campeonato Estadual, onde foi derrotado pelo Flamengo.
2005
Disputa quase interminável
Vascaínos e tricolores se encontraram na semifinal da Taça Rio. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, a vaga na final do segundo turno foi decidida em uma quase interminável disputa de pênaltis. No fim, o Flu acabou levando a melhor: 8 a 7.
2006
Troco vascaíno
Os rivais voltaram a se encontrar pela Copa do Brasil, desta vez na semifinal do torneio. Os vascaínos levaram a melhor no primeiro jogo e venceram por 1 a 0. Na partida de volta, o empate em 1 a 1 classificou o Vasco para a decisão contra o Flamengo.
2008
Repeteco tricolor
Assim como em 2005, este ano o Fluminense eliminou o Vasco em uma semifinal de Taça Rio. Até a situação foi parecida, pois a partida também terminou empatada em 1 a 1. Nos pênaltis, o Tricolor voltou a bater o rival: 5 a 4.
- SuperVasco