Futebol

Reeleito no Clube dos 13, Fábio Koff quer a volta dos regionais

O presidente reeleito do Clube dos 13, Fábio Koff, declarou nesta segunda-feira que a entidade irá pressionar pela volta dos torneios regionais se tiver sucesso na filiação de mais 20 clubes, elevando o total para 40.

Na eleição para a presidência do Clube dos 13, Koff derrotou o ex-presidente do Flamengo Kléber Leite por 12 votos a 8. Conseguiu, assim, seu sexto mandato consecutivo.

De meados dos anos 90 até 2001, os principais clubes brasileiros disputaram torneios regionais: Rio-SP, Copa Sul-Minas, Copa Nordeste, Copa Centro-Oeste e Copa Norte. Eles eram realizados antes dos Estaduais. Em 2002, esses regionais foram disputados em formato maior, junto com os Estaduais e ameaçando a sobrevivência desses.

Por causa disso, a CBF e as federações, que detêm o poder na CBF, reagiram e esticaram de novo os Estaduais e acabaram com os Regionais. Agora, eles podem voltar.

Koff disse que pretende convidar \"os clubes da Série B e também os clubes da Série B que estão na Série A\" - em referência a Atlético-GO, Ceará, Grêmio Prudente e Avaí - para entrar na entidade.

- Se conseguirmos reunir os 40 times, vamos nos fortalecer nas negociações - disse Koff.

Um dos pontos, segundo o cartola, é reativar as ligas regionais:

- Neste ano o público está deixando claro que não quer os Estaduais. Na semifinal do Campeonato Gaúcho, deu 3 mil pessoas no jogo do Inter. No Rio, Flamengo e Vasco jogaram para 22 mil pessoas.

Koff propôs uma liga regional disputada em 13 a 14 datas, deixando mais tempo para os clubes fazerem pré-temporada e disputarem amistosos. A abertura de datas para a disputa de partidas no exterior é uma reivindicação de vários do clubes que o apoiaram, como São Paulo e Flamengo. A CBF não se manifestou.

Fonte: Lancenet!