Real Madrid, Barcelona, Milan... As vítimas do Vasco ao longo da história
O Vasco possui um recorde de se invejar contra equipes europeias. O Cruzmaltino é o time brasileiro com mais jogos disputados (237) e mais vitórias, junto com o Santos (114), contra times vindos da Europa. Em compensação, o número de empates (48) e derrotas (75) elevado faz com que o Gigante da Colina tenha o pior aproveitamento entre os 12 grandes clubes do Brasil (54,9%), mesmo que esse ainda seja bastante favorável. Ao todo, foram 460 gols marcados e 334 sofridos.
O primeiro jogo vascaíno disputado contra um europeu ocorreu em 1928, em um amistoso disputado contra o Sporting Lisboa, de Portugal, que terminou empatado em 1 a 1. A primeira vitória sairia na terceira partida disputada contra equipes do Velho Continente. Foi em 1931, na Espanha, contra o Barcelona. Em um amistoso, o time brasileiro venceu por 2 a 1.
Contra o Barça, aliás, o Vasco construiu um de suas vitórias mais marcantes. Em um amistoso disputado no antigo estádio Les Corts, o Cruzmaltino se impôs e goleou os catalães por incríveis 7 a 2. O amistoso foi parte de uma excursão pelo continente feita pelo clube no ano de 1957. Nessa mesma viagem, o time ainda conseguiu bater o Real Madrid por 4 a 3 em partida válida pelo Torneio Internacional de Paris.
O Real, inclusive, é um adversário indigesto para o Vasco. Em nove partidas, foram duas vitórias cruzmaltinas (a outra foi um 2 a 0, em amistoso disputado em 1956), dois empates e cinco derrotas, sendo uma delas bastante sonora. Em 1967, a equipe carioca foi convidada para disputar o Troféu Ramón de Carranza e enfrentaria os merengues na semifinal. A equipe espanhola abriu 3 a 0 na primeira etapa e saiu com um 6 a 1.
Mas nenhuma derrota foi tão doída como a final do Mundial Interclubes de 1998. O Vasco possuía um dos melhores e mais talentosos times da sua história, e o Real Madrid voltava a disputar o torneio depois de mais de 30 anos ausente. O time brasileiro fez pressão durante boa parte do jogo, mas um lance de felicidade de Raúl na segunda etapa selou a vitória madridista. 2 a 1 e o vice-campeonato para o time da Cruz de Malta.
Dois anos depois, porém, o Vasco teve uma nova chance de conquistar o mundo. Mesmo com a derrota na final para o Corinthians, o Gigante da Colina conseguiu um resultado imponente e que orgulha muitos vascaínos até hoje durante a campanha. Contra o Manchester United, no Maracanã, Romário e Edmundo comandaram um show e a vitória por 3 a 1 que ficou marcada na história do clube. Um destaque especial para o terceiro gol, em que Edmundo dá um belo drible em Silvestre e tocou na saída do goleiro Bosnich.
A última partida da equipe carioca contra um adversário europeu ocorreu em janeiro 2013, em São Januário, contra o Ajax. A equipe holandesa fazia uma excursão no Brasil durante um hiato da temporada em seu país e acabou derrotada por 1 a 0, em uma partida que marcou a despedida de Pedrinho dos gramados de futebol.
Confira os dez principais jogos do Vasco contra europeus:
1928 – Vasco 1 x 1 Sporting Lisboa-POR (Amistoso)
1931 – Vasco 2 x 1 Barcelona (Amistoso)
1956 – Vasco 2 x 0 Real Madrid (Amistoso)
1957 – Vasco 4 x 3 Real Madrid (Torneio Internacional de Paris)
1957 – Vasco 7 x 2 Barcelona (Amistoso)
1959 – Vasco 2 x 1 Milan (Torneio Internacional de Paris)
1980 – Vasco 2 x 1 Arsenal (Torneio de Belgrado)
1998 – Vasco 1 x 2 Real Madrid (Mundial Interclubes)
2000 – Vasco 3 x 1 Manchester United (Mundial de Clubes FIFA)
2013 – Vasco 1 x 0 Ajax (Amistoso)
Fonte: SUPERVASCO.COM/SÓ DÁ VASCO