Futebol

Ramón Díaz aparece no Top 10 dos técnicos com mais tempo no cargo na elite

A Série A do Campeonato Brasileiro vai começar neste sábado e deve aumentar o volume da música que embala a "dança dos treinadores". Dos 20 clubes que vão disputar a elite do futebol nacional, apenas sete são conduzidos por técnicos com mais de um no no cargo. Neste cenário, o destaque vai para Abel Ferreira, no Palmeiras desde novembro de 2020.

A primeira rodada começa neste sábado com quatro jogos e segue com mais seis partidas no dia seguinte. O destaque vai para Vitória e Palmeiras, atuais campeões das Séries B e A, que fazem jogo isolado às 18h30 de domingo (horário de Brasília).

Técnicos do Brasileiro 2024 

ge

*Treinador interino do Cuiabá

Além do Dourado, outros sete clubes da Série A já trocaram de treinador em 2024: São Paulo, Juventude, Corinthians, Athletico, Atlético-MG, Botafogo e Cruzeiro. Ou seja, 40% dos clubes da elite já fizeram o técnico dançar nesta temporada.

O número de estrangeiros também chama atenção. Dos 19 clubes com treinador definido, oito nasceram fora do Brasil: 42%. São quatro portugueses (Abel Ferreira, Pedro Caixinha, Artur Jorge e António Oliveira) e quatro argentinos (Juan Pablo Vojvoda, Ramón Díaz, Eduardo Coudet e Gabriel Milito).

Estreantes 
 

Léo Condé (Vitória) e Thiago Carpini (São Paulo) vão trabalhar na Série A pela primeira vez na carreira. Os dois comandaram equipes que subiram de divisão no ano passado. Condé com o próprio Vitória, campeão da Série B, e Carpini com o Juventude. Além deles, o argentino Gabriel Milito e o português Artur Jorge são estreantes.

Carpini e Léo Condé também estão entre os treinadores mais jovens da Série A em 2024. O técnico do São Paulo é quem puxa a lista, com apenas 39 anos. António Oliveira (41), Gabriel Milito (43), Léo Condé (45), Jair Ventura (45) e Abel Ferreira (45) vêm na sequência. Aos 62 anos, Tite é o mais velho.

Campeões

Dos 19 treinadores que iniciam o Campeonato Brasileiro, apenas quatro já venceram a competição. Abel Ferreira, Cuca e Tite são os recordistas com dois títulos cada, e Rogério Ceni completa a lista.

Técnicos com títulos na Série A

Abel Ferreira: 2022 e 2023 (Palmeiras);

Cuca: 2021 (Atlético-MG) e 2016 (Palmeiras);

Rogério Ceni: 2020 (Flamengo);

Tite: 2011 e 2015 (Corinthians).

Então é dada a largada no Campeonato Brasileiro 2024. Momento para acompanhar os "guerreiros" que vão se manter no cargo e também a tradicional dança das cadeiras. Promessa, então, de mais um ano com muita emoção e movimentação na beira do gramado.

Fonte: ge