Clube

Raio-X dos confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Os jogos desta fase estão previstos para serem disputados nas semanas dos dias 31 de julho e 7 de agosto, ou seja, em cerca de duas semanas. Haverá pouco tempo para se preparar e, em meio a uma maratona de jogos, que ainda incluiu compromissos pelo Brasileirão e torneios continentais, os jogos deverão ter componentes além das quatro linhas para quase todos os 16 envolvidos.

A partir de agora, o GLOBO analisa o contexto dos oito confrontos sorteados nesta quinta-feira e tenta projetar o que será visto daqui a pouco tempo.

Flamengo x Palmeiras

O prato principal do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil saiu logo na entrada do menu. Flamengo e Palmeiras, equipes que tem dominado os títulos do futebol brasileiro ao longo da última década, se enfrentarão em busca da vaga nas quartas, com a equipe paulista tendo a vantagem de decidir em casa. Este, porém, deve ser o único benefício em meio a dois confrontos que acontecerão em meio a uma grande maratona.

As qualidades do elenco do rubro-negro e do alviverde são inquestionáveis, e ambos estão mais uma vez na ponta da tabela do Brasileirão, sendo candidatos a todos os títulos da temporada. Ao mesmo tempo, terão de dividir atenção com a preparação para as oitavas de final da Libertadores (o Fla pega o Bolívar, enquanto o Palmeiras tem o Botafogo pela frente) e até mesmo um outro confronto direto.

No dia 11 de agosto, os dois voltam a se enfrentar pelo Brasileiro, assim como o rubro-negro terá um clássico com o Botafogo, no Nilton Santos, uma semana depois. Mais do que ser uma prova técnica, as equipes de Tite e Abel Ferreira precisarão superar desafios físicos e psicológicos para vencer este jogo com cara de final antecipada e seguirem vivas no torneio.

Os confrontos recentes de mata-mata mostram que o Palmeiras leva a melhor, tendo vencido a final da Libertadores de 2021 e a Supercopa do Brasil de 2023, enquanto o Flamengo só venceu a Supercopa de dois antes. Em Copa do Brasil, acontecerão dois confrontos entre eles, com os cariocas avançando na semifinal de 1997, e os paulistas levando a melhor nas quartas de finam, em 1999. E desta vez, é de se esperar que o enfrentamento siga assim: um equilíbrio completo.

Cotação do GLOBO: Confronto equilibrado

Atlético-GO x Vasco

Vasco e Atlético-GO vão duelar por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O último confronto entre os dois aconteceu na última quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, e o cruz-maltino conseguiu a vitória de 1 a 0, fora de casa.

As duas equipes passaram por uma inversão de momentos na temporada: o rubro-negro teve um começo de ano espetacular e acabou caindo de rendimento com o início do Brasileirão. Já o cruz-maltino, viveu um primeiro semestre preocupante, com direito a duas trocas de técnico, e foi se achar somente após o até então interino, Rafael Paiva, assumir o comando do time.

Pelo atual momento de cada equipe, o Vasco chega para o confronto com o status de favorito. Vindo de quatro vitórias consecutivas, a equipe de Rafael Paiva ganhou um respiro no Brasileiro e conta com um reforço de peso para o restante da temporada, Philippe Coutinho. O Atlético-GO está na zona de rebaixamento da competição e ainda tenta embalar uma boa sequência com seu novo treinador, Vagner Mancini.

Cotação do GLOBO: Vasco é favorito

CRB X Atlético Mineiro

Em um dos confrontos mais desequilibrados das oitavas de final, o CRB, que está na 13º posição da segunda divisão, tentará se aproveitar da má fase de seu rival, Atlético Mineiro, e se superar contra um dos elencos mais ricos da série A, que tem 100% de aproveitamento contra ele (são oito partidas e oito vitórias do Galo).

Nos últimos 5 jogos a equipe alagoana venceu três e está com duas vitórias seguidas no brasileiro, além de ter o quarto melhor ataque da competição com 19 gols em 14 jogos. Já o clube mineiro, mesmo sendo superior, amarga uma fase ruim. Capitaneado pelo atacante Hulk, o galo venceu apenas um dos últimos cinco confrontos e teve sua defesa furada em todos os duelos. Ao todo, a equipe tomou 10 gols em 5 jogos.

Mesmo assim, por ter nomes superiores em seu plantel e a oportunidade de resolver o confronto em sua casa, na Arena MRV, o Atlético chega com muito mais força para a disputa.

Cotação do GLOBO: Atlético Mineiro é muito favorito

Fonte: Agência O Globo