Clube

Rafael Paiva acredita na recuperação de Puma Rodríguez

A classificação do Vasco para as oitavas de final da Copa do Brasil, com vitória nos pênaltis sobre o Fortaleza, teve o protagonismo de nomes como Vegetti, Payet e Léo Jardim, por exemplo. Mas também foi uma partida importante para Puma Rodríguez, que voltou a ter chances na equipe depois de dois meses sem sequer ser relacionado.

O lateral-direito entrou no segundo tempo, quando o placar ainda estava 2 a 1 para o Fortaleza. Posicionado como um ponta, ele contribuiu para a subida de produção do Vasco, que virou o placar. Foi dele a assistência para o segundo gol vascaíno no jogo, marcado por Vegetti - um cruzamento com a perna esquerda, vale destacar.

Na disputa de pênaltis, Puma também converteu a quarta cobrança do Vasco com uma batida segura, deslocando o goleiro João Ricardo.

- A gente já tinha falado que a semana nos dizia muitas coisas a respeito dos jogadores. O Puma tem treinado muito bem, é um jogador que a gente usa tanto como lateral, como ala, como ponta também. É um jogador que tem muito recurso ofensivo, tem um cruzamento muito bom, tem uma finalização muito boa. É um jogador muito técnico. A gente o levou ele nas duas últimas convocações porque a gente sabia que a qualquer momento a gente poderia usá-lo ali no jogo e ele foi muito feliz - disse o interino Rafael Paiva na coletiva depois da partida.

Fora dos planos do técnico Ramón Díaz, o uruguaio ficou dois meses sem ser relacionado para os jogos: ele jogou na primeira partida da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Nova Iguaçu, no dia 10 de março; depois disso, só voltou a aparecer na relação contra o Vitória na semana passada, em jogo da sexta rodada do Brasileirão.

Paulo Henrique vinha sendo o titular na lateral direita, e os zagueiros Rojas e João Victor também andaram sendo improvisados na posição.

Novo treinador, novos ares

A chegada de Álvaro Pacheco e de sua comissão técnica pode dar novo fôlego a jogadores que não vinham sendo muito utilizados - Puma Rodríguez entre eles.

João Victor atuou improvisado na lateral nos últimos dois jogos e passou segurança pela direita, mas contribui pouco ofensivamente. E Paulo Henrique, que fechou a temporada 2023 em alta, recentemente perdeu espaço

"É um jogador que tem uma bagagem, tem uma história muito grande, a gente respeita muito isso. E tenho certeza que ele vai dar a volta por cima. É muito experiente, muito maduro, trabalha muito e a resposta vai vir dentro de campo", completou Paiva na terça-feira.

Após a classificação sobre o Fortaleza, o Vasco ganhou dois dias de folga e vai se reapresentar nesta sexta-feira para dar início à preparação de olho no próximo compromisso no ano: o clássico contra o Flamengo, no dia 2 de junho, pelo Brasileirão.

Fonte: ge